Abertas 150 mil vagas para o curso de extensão 

Abertas 150 mil vagas para o curso de extensão 

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), por meio da Diretoria de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola, do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Diretoria de Educação a Distância, e da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), abriu inscrições destinadas aos profissionais da Educação, prioritariamente das redes públicas, para 150 mil vagas no curso de extensão “Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola” – SECADI/MEC/UFSJ.

O curso tem carga horária total de 120 horas, e será oferecido completamente na modalidade a distância, com momentos de tutoria on-line e encontros síncronos. O início das aulas está previsto para março de 2025. Professores e demais profissionais de Educação das redes municipais e estaduais de Educação podem se inscrever.

“A formação continuada em Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) deve ser um compromisso de todas as redes de ensino, uma vez que já não é possível pensar em Educação de Qualidade sem passar por aprendizagens em ERER e Equidade Racial. Dessa forma, a adesão à formação ofertada pelo MEC nos fortalece rumo a essa Educação de Qualidade para todos”, afirma a gerente de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola (Geaciq) da Sedu, Aline de Freitas.

O candidato deve se inscrever por meio dos editais abertos pelas Universidades parceiras listadas na página de divulgação do curso. Sendo o curso 100% a distância, o candidato pode inscrever-se em qualquer uma das universidades que tenham disponibilizado vagas para todo Brasil. É importante ler os editais com atenção, visto que algumas das instituições oferecem vagas apenas para os profissionais residentes no mesmo estado ao qual está vinculada a Universidade.

O curso é uma das ações da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola – PNEERQ, instituída pela Portaria nº 470, de 14 de maio de 2024 e tem o objetivo de fomentar o letramento racial e as práticas pedagógicas da Educação Básica em relação à Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, alterada pela Lei 11.645 de 10 de março de 2008, que traz a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

Link para as inscrições:

https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia/universidade-aberta-do-brasil/mais-sobre-o-sistema-uab/cursos-nacionais-do-sistema-universidade-aberta-do-brasil/curso-de-extensao-formacao-para-docencia-e-gestao-em-educacao-para-as-relacoes-etnico-raciais-e-educacao-escolar-quilombola/#institui%C3%A7%C3%B5es


Envie sua sugestão de pauta para: 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Inscrições para curso Pré-Enem terminam nesta quinta-feira (03)

Inscrições para curso Pré-Enem terminam nesta quinta-feira (03)

Termina nesta quinta-feira (03), o período de inscrição para o curso preparatório Pré-Enem 2025. A oportunidade é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que busca ampliar as oportunidades dos alunos da Rede Pública de Ensino de acesso ao Ensino Superior. Estudantes interessados devem se inscrever, exclusivamente, pelo portal