Por meio de uma roda de conversa, os estudantes puderam discutir sobre a Lei dos Estagiários e reforçar a importância do equilíbrio entre estudos e trabalho.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Irmã Maria Horta, localizada em Vitória, realizou, na última segunda-feira (18), uma roda de conversa intitulada “Estágio Consciente”. A atividade teve como objetivos fomentar a conscientização sobre a Lei dos Estagiários e reforçar a importância do equilíbrio entre os estudos e a vivência no mercado de trabalho.
A iniciativa, conduzida pela pedagoga Vilmara Mendes Gonring, em parceria com a assistente social Kenya Monica Nogueira Soares e a psicóloga Cristielen Ribeiro da Penha Gonçalves, contou com a participação de 72 alunos da escola. Durante o encontro, os estudantes puderam refletir sobre os desafios e os benefícios do estágio, além de criar seus próprios projetos de vida. A atividade também abordou aspectos, como autorresponsabilidade e autoconhecimento, promovendo um debate participativo e enriquecedor.
A proposta não apenas buscou oferecer orientações teóricas, mas também proporcionar momentos de protagonismo estudantil. A ação destacou a importância de alinhar o desempenho acadêmico com o desenvolvimento profissional, e enfatizou que escolhas conscientes contribuem para o crescimento pessoal e organizacional. “Essa experiência aprimora o trabalho cotidiano e possibilita desenvolver habilidades para lidar com questões de relevância no campo profissional”, afirmou a professora de Língua Portuguesa Michelle de Jesus Magnago Reali.
“Foi um programa muito importante para conhecermos melhor nossos direitos e deveres acerca do estágio. Entendemos também que nada substitui o ensino básico, e que devemos saber conciliar os estudos com o trabalho, priorizando sempre a escola”, compartilhou o estudante da 2ª série do Ensino Médio Rafael Medeiros.
Envie sua sugestão de pauta para:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7706 / 3636-770