Projeto Rondon: cerimônia marca o lançamento das primeiras operações de 2025

Projeto Rondon: cerimônia marca o lançamento das primeiras operações de 2025


Publicado em

26/11/2024 11h53


Atualizado em
26/11/2024 12h02


Brasília (DF), 26/11/2024 –
Na tarde desta segunda-feira (25), ocorreu a cerimônia de lançamento das primeiras operações do Projeto Rondon em 2025: Sul de Minas I e II. É a primeira vez que o Rondon acontecerá na região Sul do estado mineiro. Ao todo, 24 municípios serão contemplados pela iniciativa. O evento de lançamento foi realizado no 14º Grupo de Artilharia de Campanha, unidade do Exército Brasileiro no município de Pouso Alegre (MG), que será o centro regional das duas operações.

Capturar.PNG
.

Integrantes das prefeituras estiveram presentes na assinatura do termo de adesão dos municípios às operações. Ao representar o , o Secretário-Adjunto da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (Sepesd/MD), Oswaldo Gomes dos Reis Junior, destacou a oportunidade que os municípios têm de oferecer qualificação para a população. “Essa iniciativa que temos no tem o entendimento de política pública voltada para o cidadão. A ideia é que essa troca, onde todos ganham, os rondonistas que participam e os moradores beneficiados, troquem sinergia nessa mistura cultural que é o Brasil”, pontuou.

Rondon.PNG
.

A “Operação Sul de Minas I” ocorrerá de 15 de janeiro a 1º de fevereiro e contemplará os seguintes municípios: Brazópolis, Careaçu, Conceição dos Ouros, Delfim Moreira, Lambari, Heliodora, Gonçalves; Jesuânia, Marmelópolis, Piranguinho, São José do Alegre e São Sebastião da Bela Vista. De 22 janeiro a 8 fevereiro, a Operação Sul de Minas II atenderá Andradas, Bueno Brandão, Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Estiva, Ibitiúra de Minas, Monte Sião, Munhoz, Ouro Fino, Senador Amaral, Senador José Bento e Toledo. 

As Operações Sul de Minas I e II, juntas, somam 504 rondonistas de cerca de 20 Instituições de Ensino Superior (IES) das seguintes localidades: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins. 

Durante a cerimônia, o Secretário de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, ressaltou o papel transformador da iniciativa para a população. “Quando falamos sobre cidadania e educação de forma mais ampla, nós vemos o Projeto Rondon com a possibilidade de levar a teoria para a prática, de formação de profissionais melhores que conheçam o nosso Brasil e que possam mudar a realidade local”, disse.

De forma voluntária, os estudantes das IES atuarão durante duas semanas na realização de projetos em diferentes áreas do conhecimento, com temas como: cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho, para contribuir com o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades dos municípios atendidos.  

A cerimônia contou com a presença do diretor do Departamento de Projetos Sociais do MD, General de Divisão João Alberto Redondo Santana, e representantes da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Precursora De 24 a 30 de novembro, 50 professores das IES que participarão das duas operações realizam a viagem precursora aos municípios que serão atendidos. Os docentes, além de receberem orientações dos coordenadores do Projeto Rondon, irão conhecer a realidade dos municípios e apresentar as propostas de trabalho para serem ajustadas juntamente com os governos municipais.

Cidadania O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho estratégico do Governo Federal, coordenada pelo , com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da cidadania, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social, a redução de desigualdades regionais e o fortalecimento da soberania nacional. 

Em 19 anos, mais de 94 operações foram realizadas em cerca de 1.300 municípios de 24 unidades da federação. O projeto já capacitou aproximadamente 25 mil rondonistas e formou mais de dois milhões de multiplicadores do conhecimento, entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais. 

No estado mineiro, o Projeto Rondon iniciou as atividades em 2005, com a Operação Minas Gerais. Desde então, já foram realizadas sete operações: Centenário da Comissão Rondon, em 2007; Salinas e Norte de Minas/Montes Claros, em 2008; Verão, em 2009; Catopê, em 2014; Rondon Minas Gerais, em 2022; e, em 2024, foi realizada a Operação Onça Cabocla.

Por Julia Campos
Fotos: Divulgação

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

(61) 3312-4071

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Novo estudo confirma tempo de exercício aeróbico para perder peso

Novo estudo confirma tempo de exercício aeróbico para perder peso

Este texto foi escrito por um colunista do TecMundo; saiba mais no final. Um novo estudo foi publicado após o Natal e chamou a atenção da comunidade científica e da mídia, pois vem na contramão da tendência de medicamentos que tentam revolucionar o tratamento da obesidade, especialmente pelas canetas emagrecedoras. Descubra as principais notícias de