Durante a Cruzex 2024, Brasil e Suécia firmam parceria para cooperação bilateral no setor de defesa

Durante a Cruzex 2024, Brasil e Suécia firmam parceria para cooperação bilateral no setor de defesa


Publicado em

11/11/2024 13h32


Brasília (DF), 11/11/2024 –
 O Brasil e a Suécia pretendem ampliar a parceria no setor de defesa, fomentando oportunidades conjuntas de comercialização de seus produtos, especialmente na área aeroespacial. No último sábado (9), durante a Cruzex 2024, em Natal/RN, o Ministro da Defesa do Brasil, José Mucio Monteiro, e o Ministro da Defesa da Suécia,  Pål Jonson, assinaram uma carta de intenções com o objetivo de fortalecer o apoio mútuo nas áreas de aquisição, capacitação e no intercâmbio de conhecimentos voltados aos projetos estratégicos do setor. 

Foto Cruzex 2 .png
.

A parceria firmada prevê ainda o incremento de atividades conjuntas para cooperação científica e tecnológica, além de buscar a inovação e a competitividade da indústria de defesa dos dois países no cenário global. Com a iniciativa, Brasil e Suécia estabelecerão grupos de trabalho para viabilizar a implementação e o desenvolvimento de oportunidades relacionadas à operação de aeronaves de combate e de transporte. 

Desde 2014, o Brasil e a Suécia possuem cooperação estratégica na produção conjunta de produtos de defesa, que envolve a aquisição de 36 caças Gripen, da empresa sueca SAAB, para compor a frota da Força Aérea Brasileira (FAB). O contrato prevê ainda o treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros, apoio logístico e transferência de tecnologia para a indústria nacional.

Cruzex 2024 – Coordenado pela Força Aérea Brasileira, o maior exercício aéreo da América Latina, conta com a participação da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, além de representantes de 16 países.  Desde o dia 3, cerca de 3 mil militares brasileiros e das nações participantes simulam cenários de conflitos aéreos em operações combinadas, bem como de missões de guerra convencionais e de espaço. Ao todo, estão planejadas mais de 1.500 horas de voo. Nesta edição, a Cruzex traz, como novidade, a integração de operações cibernéticas com operações aéreas para testar e aperfeiçoar a segurança de sistemas críticos que dão suporte às operações aeroespaciais. O exercício também envolve missões de treinamento, como varredura, escolta e reabastecimento em voo. 

Foto Cruzex 1 .png
.

Por Rayane Bueno
Fotos: FAB 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

(61) 3312-4071

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Josh Shapiro mal escapa do assassinato; Por que Trump deveria chamá -lo

Josh Shapiro mal escapa do assassinato; Por que Trump deveria chamá -lo

A violência política está fora de controle. Eu não me importo com qual parte você se identifica. Não me importo se você gosta ou não gosta de Donald Trump. Isso vem construindo há anos, e talvez tenhamos sido tão inseridos quanto com a maioria dos tiroteios em massa. O exemplo mais proeminente, é claro, são