Ei, Professor! TULIP E FACTS O Que é Preciso Saber? – Religião

Ei, Professor! TULIP E FACTS O Que é Preciso Saber? – Religião

A Reforma Protestante lançou bases firmes para a soteriologia (doutrina da salvação), mas nem todas as interpretações seguiram o mesmo caminho. O calvinismo e o arminianismo se tornaram os dois sistemas teológicos mais influentes dentro do protestantismo reformado. Para entender essa disputa que moldou a história da igreja, precisamos analisar os Cinco Pontos do Calvinismo (TULIP) em contraste com os Cinco Pontos da Remonstrância. Este embate teológico não é apenas um debate acadêmico; ele toca no coração do Evangelho e na relação entre a soberania de Deus e a responsabilidade humana.

O CONTEXTO HISTÓRICO
Após a morte de João Calvino (1509-1564), seus seguidores sistematizaram sua teologia, que enfatizava a soberania de Deus na salvação. No entanto, um teólogo holandês chamado Jacobus Arminius (1560-1609) começou a questionar certos aspectos da doutrina calvinista. Após sua morte, seus seguidores, conhecidos como remonstrantes, apresentaram em 1610 um documento ao Estado holandês chamado A Remonstrância, onde delinearam cinco pontos principais em oposição ao calvinismo.

Os calvinistas responderam em 1618-1619 no Sínodo de Dort, reafirmando a doutrina reformada em cinco pontos conhecidos como TULIP, um acrônimo que sintetiza a teologia calvinista.

O acrônimo TULIP surgiu posteriormente ao Sínodo de Dort, consolidando as doutrinas calvinistas em cinco pontos fáceis de memorizar:

TTotal Depravity (Depravação Total)
UUnconditional Election (Eleição Incondicional)
LLimited Atonement (Expiação Limitada)
I Irresistible Grace (Graça Irresistível)
P – Perseverance of the Saints (Perseverança dos Santos)

Esse sistema enfatiza a soberania de Deus na salvação e a total dependência humana da graça divina.

Aplicativo do pregador
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Mas e a Remonstrância? Possui um acrônimo similar ao TULIP?

Diferente do calvinismo, a Remonstrância nunca gerou um acrônimo amplamente aceito como o TULIP. No entanto, teólogos modernos formularam tentativas de acrônimos que representam os Cinco Pontos da Remonstrância. Um dos mais conhecidos é FACTS, elaborado por estudiosos arminianos contemporâneos:

FFreed by Grace (through faith) (Libertos pela Graça mediante a Fé)
AAtonement for All (Expiação para Todos)
CConditional Election (Eleição Condicional)
TTotal Depravity (Depravação Total com Graça Preveniente)
SSecurity in Christ (Segurança em Cristo, mas com possibilidade de apostasia)


OS CINCO PONTOS: TULIP (calvinismo) e do FACTS (arminianismo)

Cada ponto de um sistema tem uma contraposição direta no outro:

  1. DEPRAVAÇÃO TOTAL vs. DEPRAVAÇÃO PARCIAL

Calvinismo: A natureza humana está completamente corrompida pelo pecado original, de modo que ninguém pode buscar a Deus sem que Ele primeiro regenere a pessoa (Romanos 3:10-12; Efésios 2:1-3). O homem não tem livre-arbítrio no sentido de escolher a salvação por si mesmo.

    Arminianismo: O homem está caído, mas a graça preveniente de Deus capacita todos a responderem ao Evangelho. O pecado afetou a humanidade, mas a capacidade de aceitar a salvação ainda está disponível (Deuteronômio 30:19; João 7:17).

    Diferença-chave: No calvinismo, a salvação começa exclusivamente com Deus. No arminianismo, há uma cooperação entre a graça de Deus e a resposta humana.


    2. ELEIÇÃO INCONDICIONAL vs. ELEIÇÃO CONDICIONAL

    Calvinismo: Deus escolhe quem será salvo antes da fundação do mundo (Efésios 1:4-5), sem levar em conta qualquer mérito humano ou resposta à fé. A eleição depende exclusivamente da vontade soberana de Deus (Romanos 9:15-16).

    Arminianismo: Deus prevê quem crerá em Cristo e os elege com base nessa fé prevista (Romanos 8:29-30). A eleição é condicional à resposta humana.

    Diferença-chave: O calvinismo enfatiza a soberania de Deus acima de tudo, enquanto o arminianismo coloca a eleição dentro do contexto da resposta humana.


    3. EXPIAÇÃO LIMITADA vs. EXPIAÇÃO ILIMITADA
    Calvinismo: Cristo morreu somente pelos eleitos. Sua morte foi intencionalmente eficaz para garantir a salvação daqueles que Deus escolheu (João 10:11; Mateus 1:21).

    Arminianismo: Cristo morreu por todos os seres humanos (1 João 2:2; 2 Coríntios 5:14-15). A expiação de Cristo é universal, mas só é eficaz para aqueles que crerem.

    Diferença-chave: O calvinismo vê a cruz como uma redenção eficaz para os eleitos, enquanto o arminianismo a vê como uma oportunidade de salvação para todos.

    Lobos entre as Ovelhas
    Ei, Professor! TULIP e FACTS o Que é Preciso Saber? 4

    4. GRAÇA IRRESTÍVEL vs. GRAÇA RESISTÍVEL
    Calvinismo: Quando Deus chama alguém para a salvação, essa pessoa inevitavelmente será salva (João 6:37; Atos 13:48). A graça é eficaz e irresistível.

    Arminianismo: O Espírito Santo convence, mas as pessoas podem resistir e rejeitar a graça (Atos 7:51; Mateus 23:37).

    Diferença-chave: o calvinismo, a graça é infalível e leva à conversão. No arminianismo, o homem pode resistir à obra do Espírito Santo.


    5. PERSEVERANÇA DOS SANTOS vs. PERDA DA SALVAÇÃO
    Calvinismo: Os eleitos nunca perderão sua salvação (Filipenses 1:6; João 10:27-29). Deus preserva os salvos até o fim.

    Arminianismo: Os verdadeiros crentes podem cair da graça e perder a salvação (Hebreus 6:4-6; 2 Pedro 2:20-22).

    Diferença-chave: No calvinismo, a salvação não pode ser perdida porque é sustentada por Deus. No arminianismo, o salvo precisa perseverar na fé, ou pode apostatar.


    O calvinismo vê a salvação como um ato monergístico de Deus, enquanto nós pentecostais (Assembleias de Deus Brasileira) a vemos como um processo sinergístico entre Deus e o homem e defendemos os pontos da Remonstrância (FACTS).

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