Sedu lança ‘Manual de Execução Financeira do Proeti’

Sedu lança ‘Manual de Execução Financeira do Proeti’

A Secretaria da Educação (SEDU) lançou, nessa terça-feira (08), o “Manual de Execução Financeira do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti)” (Clique AQUI e confira). O material visa, além de fortalecer a gestão dos recursos, garantir que eles sejam aplicados com responsabilidade e reforçar o compromisso com a educação em tempo integral no Espírito Santo, se apresentando como um importante aliado das equipes que atuam nas Secretarias Municipais de Educação.

O documento foi elaborado para orientar, de forma prática e acessível, a aplicação dos recursos repassados pelo Governo do Estado, por meio do programa, com o objetivo de garantir que cada investimento realizado chegue, de fato, às salas de aula e contribua para a construção de uma educação pública de qualidade.

De acordo com o assessor do Regime de Colaboração da Educação em Tempo Integral para os Municípios (ARCTI), Gledson Figueiredo, com uma linguagem didática e direta, o manual funciona como um passo a passo, guiando os profissionais na elaboração dos planos de aplicação financeira, na execução correta dos recursos e na organização da prestação de contas. Tudo isso de forma a garantir mais segurança, transparência e eficiência na utilização dos recursos públicos.

“Durante o desenvolvimento do documento, nossa equipe se debruçou sobre as principais dúvidas e desafios enfrentados pelos municípios na hora de gerir os recursos do programa. O resultado é um manual que, além de orientações técnicas, traz exemplos práticos, observações importantes e dicas valiosas sobre como priorizar os investimentos que fazem diferença no dia a dia das escolas”, destacou Gledson Figueiredo.

Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti)O lançamento do manual representa mais um passo no fortalecimento do Proeti, um programa instituído pela Lei Estadual nº 11.393/2021 e que tem sido fundamental para apoiar os municípios capixabas na ampliação da oferta de Ensino Fundamental em Tempo Integral.

Por meio do Proeti, o Governo do Espírito Santo garante suporte técnico e financeiro para que mais estudantes possam permanecer por mais tempo na escola, vivenciando novas experiências, explorando diferentes saberes e construindo relações que ultrapassam os limites da sala de aula.

Agora, com o Manual de Execução Financeira em mãos, as equipes municipais ganham mais segurança e autonomia para fazer com que os recursos do programa se transformem em ações concretas dentro das unidades escolares — sempre com o olhar atento ao que realmente importa: o desenvolvimento integral dos estudantes capixabas.

Envie sua sugestão de pauta para: 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosede@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez

iclsmiguez@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly

dahfialho@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Visita técnica ao LACEN/ES enriquece formação de estudantes em análises clínicas

Visita técnica ao LACEN/ES enriquece formação de estudantes em análises clínicas

No início de outubro, estudantes do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Baixo Guandu, da terceira série do Curso Técnico em Análises Clínicas Integrado ao Ensino Médio em Tempo Integral, localizado em Baixo Guandu, participaram de uma visita técnica ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (LACEN/ES). A atividade, coordenada pelo professor