Defesa homenageia atletas com Medalha Mérito Desportivo Militar 2025

Defesa homenageia atletas com Medalha Mérito Desportivo Militar 2025


Publicado em

19/03/2025 16h37


Atualizado em
20/03/2025 11h13


Brasília (DF), 19/3/2025 –
Atletas olímpicos, paratletas do desporto militar e integrantes do Programa Atletas de Alto Rendimento (Paar) das Forças Armadas foram homenageados com a Medalha Mérito Desportivo Militar 2025. Concedida pelo , a honraria foi destinada a 88 personalidades e 4 instituições que contribuíram para o fortalecimento e valorização do desporto militar no Brasil. Realizada nesta quarta-feira (19), no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), no Rio de Janeiro (RJ), a solenidade destacou o papel do esporte na disciplina, na superação e no fortalecimento dos laços entre as Forças Armadas e a sociedade. 

Cer. Dia da Vitória e imposição da Medalha da Vitória - Luis Carbo-MD-1.jpg
.

O Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Carlos Chagas Vianna Braga, ressaltou que o esporte sempre esteve presente na vida militar, pois o preparo físico é fundamental para o desempenho das atividades nas Forças Armadas. Ele destacou que essa relação tem trazido resultados expressivos para o Brasil no cenário esportivo mundial. Além do aspecto competitivo, também enfatizou o impacto social do esporte, afirmando que o Cefan se tornou um espaço de oportunidades para jovens de comunidades vulneráveis. “Esse centro talvez seja o exemplo mais importante de um esporte como inclusão social, criando oportunidades”, disse. 

O Secretário-Geral do , Luiz Henrique Pochyly, destacou que a Medalha Mérito Desportivo Militar simboliza esforço, dedicação e conquistas, sendo um reconhecimento merecido aos homenageados. Ele também lembrou o desempenho expressivo dos atletas militares nos Jogos Olímpicos de Paris e no Invictus Games, no Canadá, ressaltando que o apoio e a estrutura oferecidos pelas Forças Armadas são fundamentais para esses resultados. 

Cer. Dia da Vitória e imposição da Medalha da Vitória - Luis Carbo-MD-4.jpg
.

Para o Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do , Idervânio da Silva Costa, a premiação é uma forma de valorizar os atletas militares e os profissionais que contribuem para o sucesso do esporte dentro das Forças Armadas. Segundo ele, a homenagem “reconhece a importância dos atletas militares que têm se esforçado para trazer excelentes resultados para o desporto militar do Brasil e para o desporto em geral nacional”.

Cer. Dia da Vitória e imposição da Medalha da Vitória - Luis Carbo-MD-5.jpg
.

Medalha Mérito Desportivo Militar – Instituída pelo Decreto nº 5.958, de 7 de novembro de 2006, tem como objetivo reconhecer aqueles que se destacam em atividades esportivas no meio militar e promovem o Brasil em competições nacionais e internacionais. Desde sua criação, já foram agraciadas 2.584 personalidades e 23 instituições.

Por Gabriel Pinheiro
Fotos: Luis Carbo

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)

(61) 3312-4071

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Curta-metragem ‘Barreira Verde’ de Cíntia Braga estreia em Aracruz e Vitória

Curta-metragem ‘Barreira Verde’ de Cíntia Braga estreia em Aracruz e Vitória

Inspirado em um conceito ligado à historiografia capixaba e, ao mesmo tempo, com um roteiro ficcional, o curta-metragem “Barreira Verde”, da diretora e historiadora Cíntia Braga, tem estreia dupla neste mês de abril, nos municípios de Aracruz e Vitória. O curta foi contemplado no Edital 14/2022 – Seleção de Projetos de Produção Audiovisual, viabilizado com recursos do Fundo de Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *