PCES e Procon-ES cumprem mandados em operação contra golpe virtual de venda de tênis

PCES e Procon-ES cumprem mandados em operação contra golpe virtual de venda de tênis

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em conjunto com o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), realizou, nesta quinta-feira (10), a Operação “Dois Irmãos”, em apoio à Decon da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) e à Secretaria de Defesa do Consumidor do Estado do Rio de Janeiro. A ação foi deflagrada para cumprir dois mandados de busca e apreensão em imóveis localizados no bairro Praia da Costa, em Vila Velha, ligados a um empresário e a uma influenciadora digital capixaba com mais de 1,5 milhão de seguidores. 

Os dois são suspeitos de integrar um esquema de fraude que simulava a venda de tênis de alto valor em uma plataforma online, sem que os produtos fossem de fato entregues aos consumidores. Durante as buscas, a influenciadora digital e o empresário foram presos em flagrante por maus-tratos após a criança ser encontrada em condições insalubres.

“O objetivo da operação era apreender celulares, computadores, documentos e quaisquer bens ligados à fraude contra o consumidor. Mas, ao chegar ao local, nos deparamos com uma situação ainda mais grave: o imóvel estava em condições totalmente insalubres e havia uma criança de 11 anos vivendo ali”, relatou o titular da Decon, delegado Eduardo Passamani.

Segundo o delegado, o ambiente apresentava sinais extremos de abandono e falta de higiene. “Havia fezes de animais, comida apodrecida espalhada por todos os cômodos, roupas jogadas no chão e nenhum espaço adequado para a criança dormir ou se alimentar. Era um local absolutamente inabitável”, completou.

Diante da situação, o Conselho Tutelar foi imediatamente acionado e confirmou os indícios de maus-tratos. A mãe da criança, que é a influenciadora investigada, e o tio, o empresário que também morava na residência, foram autuados em flagrante com base na nova legislação, sancionada na última sexta-feira (04), que aumentou a pena para o crime de maus-tratos contra crianças.

“Até a semana passada, esse crime permitia que os autores respondessem em liberdade. Agora, com a pena de dois a cinco anos, o flagrante resultou em prisão sem direito a fiança. Os dois foram encaminhados ao Centro de Triagem”, explicou Passamani.

A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, destacou o nível de sofisticação do golpe praticado. “Neste caso, os valores não eram baixos. Estamos falando de tênis de R$ 1.500. Isso dificulta o reconhecimento imediato do golpe, pois o consumidor geralmente desconfia de preços muito abaixo do mercado. Eles manipulavam a imagem da empresa para passar credibilidade, com forte presença nas redes sociais”, afirmou.

Segundo Letícia, os investigados atuavam de forma a simular confiabilidade. “Mesmo com mais de 700 reclamações registradas no Reclame Aqui, a empresa mantinha uma nota alta. Isso levanta a suspeita de uso de robôs ou respostas automáticas, o que também está sendo investigado. Além disso, perfis nas redes sociais ocultavam comentários negativos, o que é um sinal de alerta”, completou. Ainda de acordo com a diretora, a empresa não estava cadastrada na plataforma consumidor.gov.br, o que, embora não seja obrigatório, reforça a ausência de compromisso com boas práticas de atendimento. 

“A influenciadora utilizava uma imagem de sucesso e ostentação, com fotos em academias, roupas de marca e moradia em bairro nobre, para reforçar a narrativa de empresária bem-sucedida e atrair consumidores. Mas o que tudo indica é que sequer havia produtos a serem entregues”, destacou o delegado Eduardo Passamani, titular da Decon.  

Além dos eletrônicos, também foram apreendidos relógios — possivelmente falsificados — que podem ter sido utilizados como brindes para atrair compradores. Todo o material foi encaminhado para o Rio de Janeiro, onde está centralizada a investigação principal.

“Fica o nosso alerta à população. Quem realizou compras nesse site e não recebeu os produtos deve registrar o boletim de ocorrência. A decisão judicial já determinou o bloqueio de bens e valores dos investigados, então é fundamental que os consumidores se habilitem na investigação para tentar reaver os prejuízos”, concluiu Eduardo Passamani.

A criança foi acolhida pelo Conselho Tutelar e encaminhada a um familiar responsável. 


Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:

(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
   

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Ação conjunta resulta no cumprimento de mandado de prisão em São Gabriel da Palha

Ação conjunta resulta no cumprimento de mandado de prisão em São Gabriel da Palha

Em operação integrada realizada na manhã desse domingo (17), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de São Gabriel da Palha e a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), cumpriram mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário, resultando na captura de um indivíduo de 25 anos que se