Centro de Operações de Defesa Cibernética é inaugurado; Ministro da Defesa prestigia evento

Centro de Operações de Defesa Cibernética é inaugurado; Ministro da Defesa prestigia evento


Publicado em

05/08/2025 17h50


Atualizado em
05/08/2025 17h54


Brasília (DF), 5/8/2025 –
Com o objetivo de fortalecer a resiliência dos sistemas vinculados à Defesa Nacional frente às crescentes ameaças no ambiente digital, foi inaugurado, nesta segunda-feira (4), o Centro de Operações de Defesa Cibernética (COpDciber), em Brasília (DF). A cerimônia contou com a presença do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, de Oficiais-Generais das Forças Armadas e de autoridades militares.

20250805- Defesa cibernética.jpg
.

Vinculado ao Comando do Exército, sob coordenação do , o novo centro integra a estrutura do Centro de Defesa Cibernética (CDCiber), órgão central do Sistema Militar de Defesa Cibernética (SMDC). As instalações ocupam uma área de aproximadamente 2.750 m², com 194 estações de trabalho, e foram projetadas para oferecer infraestrutura tecnológica de ponta e ferramentas avançadas de proteção contra ataques cibernéticos.

Durante o evento, José Mucio acompanhado do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e do Ministro do Supremo Tribunal Militar (STM), General de Exército Guido Amin Naves, participaram do descerramento da placa alusiva ao evento, visitaram as instalações e assistiram a uma demonstração do funcionamento do Centro de Operações de Defesa Cibernética

20250805- Defesa cibernética 2.jpg
.

O local dedicado ao ciberespaço proporcionará melhores condições operacionais para os militares, com acesso seguro às redes de comando e controle, aceleração dos ciclos de trabalho e maior agilidade na resposta a incidentes. A iniciativa reforça o compromisso da Defesa Nacional com a segurança da informação, a soberania digital e a proteção dos ativos estratégicos do país.

Em suas palavras, o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do CDCiber, General de Exército Achilles Furlan Neto, destacou os significativos avanços na capacidade cibernética do país. “Essa inauguração do edifício de sistemas é da mais alta tecnologia de defesa para o nosso país e tem prestado um serviço espetacular em defesa dos ativos das Forças Américas. Os países mais avançados na “guerra cibernética” já estão nos convidando para participar e sempre que participamos, o nosso rendimento é altíssimo. Está chamando a atenção a capacidade cibernética que o Brasil atingiu deve-se ao trabalho do , da Marinha, do Exército e da Força Aérea”, enfatizou. 

Atividades do COpDCiber – Na prática, o Centro de Operações vai ampliar a capacidade operacional, acelerar o ciclo decisório em momentos de crise, bem como garantir a segurança e a integridade das informações no espaço cibernético, como estabelecido na Estratégia Nacional de Defesa (END), atuando em cinco frentes de ação: Gerenciamento de Riscos Cibernéticos, Apoio à Resiliência Cibernética, Busca e Respostas de Ameaças, Incidentes Cibernéticos; e Forense Digital.

Por Helena L’ acosta
Fotos: Érico Alves

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)

(61) 2023-5321

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Boletim da Política da Fox News: ‘Rejeição de mérito’ é uma medicina ruim, diz RFK Jr.

Boletim da Política da Fox News: ‘Rejeição de mérito’ é uma medicina ruim, diz RFK Jr.

NOVOAgora você pode ouvir artigos da Fox News! Bem -vindo ao boletim da Fox News Politics, com as últimas atualizações sobre o governo Trump, o Capitol Hill e mais conteúdo político da Fox News. Aqui está o que está acontecendo ... -China pode ganhar maior controle de Canal do Panamá Após o acordo de Blackrock

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *