Navio-Aeródromo “Atlântico” chega a Belém com militares e equipamentos para a Operação Atlas e a COP 30

Navio-Aeródromo “Atlântico” chega a Belém com militares e equipamentos para a Operação Atlas e a COP 30


Publicado em

26/09/2025 15h01


Atualizado em
26/09/2025 17h10


Brasília (DF), 26/09/2025 –
O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, maior navio de guerra da América Latina, atracou em Belém (PA) nesta quinta-feira (25). A mobilização integra o planejamento do para a Operação Atlas e o apoio à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30).

01-7.jpg
.

Com 208 metros de comprimento – equivalente a um edifício de 40 andares – e cerca de 20 mil toneladas, o NAM “Atlântico” partiu do Rio de Janeiro em 13 de setembro, transportando 1.044 militares, dois cães e 700 toneladas de equipamentos das três Forças: Marinha, Exército e Força Aérea.

01-4.jpg
.

Entre os materiais embarcados estão veículos blindados, helicópteros, armamentos e mísseis, empregados em ações estratégicas de defesa nacional. Parte dos equipamentos será descarregada em Belém para apoio à COP 30, enquanto o restante será utilizado em treinamentos da Operação Atlas, na região da Foz do Rio Amazonas.

01-5.jpg
.

O NAM ‘Atlântico’ transportou 80 viaturas, sendo 49 viaturas do Exército, 20 da Marinha e 11 da Força Aérea. “Essa operação evidencia a capacidade das Forças Armadas de defender a soberania da Amazônia”, afirmou o comandante do navio, Capitão de Mar e Guerra José Paulo Machado de Azeredo Junior.

A Operação Atlas é um exercício conjunto que visa aprimorar a atuação das Forças Armadas na região amazônica. A chegada do navio e o transporte de grande volume de pessoal e equipamentos reforçam a interoperabilidade entre as Forças e a capacidade de atuação em áreas de difícil acesso logístico.

01-2.jpg
.

Realizamos deslocamentos estratégicos para Belém e Manaus, demonstrando a capacidade das Forças Armadas de operar em ambientes com limitações logísticas, sem vias terrestres. Em novembro, estaremos integralmente dedicados à COP 30”, destacou o Contra-Almirante Antônio Braz de Souza, comandante da Força Naval Componente da Operação Atlas 2025.

Clique e saiba mais sobre a Operação Atlas.  

Leia também:

Operação Atlas: Armas Combinadas destaca poder de fogo em demonstração operacional ao Ministro José Mucio

Exercício militar testa capacidades de combate e mobilidade estratégica das Forças Armadas

Operação Atlas: Forças Armadas iniciam planejamento de exercício militar com foco em prontidão, integração e defesa da Amazônia

Por Ten Thaís Rezende/ Comando Militar do Norte
Fotos: Sgt Wanzeler/ Comando Militar do Norte

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)

(61) 2023-5321

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Incaper de Itapemirim promove intercâmbio sobre uso e processamento de plantas medicinais

Incaper de Itapemirim promove intercâmbio sobre uso e processamento de plantas medicinais

Um grupo formado por agricultores, técnicos e lideranças locais do município de Itapemirim, vivenciou uma nova experiência de referência na produção e beneficiamento de plantas medicinais, localizada em Venda Nova do Imigrante. A excursão foi promovida pelo Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Itapemirim do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *