Projeto moderniza Ações de Controle Concentrado de Constitucionalidade 30/9/2025 - 18:59 Brasília (DF) – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3640/2023, de autoria do presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP). A proposta trata do processo e julgamento das ações de controle concentrado

Segurança jurídica e equilíbrio de forças: Câmara aprova projeto de Marcos Pereira que atualiza análise de matérias pelo STF

Projeto moderniza Ações de Controle Concentrado de Constitucionalidade

30/9/2025 – 18:59

Brasília (DF) – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3640/2023, de autoria do presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP). A proposta trata do processo e julgamento das ações de controle concentrado de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal. O , que vai agora ao Senado Federal, moderniza e substitui normas que têm quase três décadas sem atualização.

“Essa proposta vai trazer mais segurança jurídica, especialmente nas ações constitucionais que tramitam direta e originariamente no Supremo Tribunal Federal. É muito importante para o equilíbrio das forças e dos poderes no Brasil”, explica Pereira.

O PL trata das Ações de Controle Concentrado de Constitucionalidade, que regula todo o processamento e julgamento, no STF, da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO), da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) e da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF).

O é resultado do trabalho de uma Comissão de Juristas presidida pelo Ministro Gilmar Mendes. O projeto visa consolidar e modernizar a legislação sobre controle concentrado de constitucionalidade no Brasil, incorporando jurisprudência consolidada e criando novos instrumentos, especialmente os acordos constitucionais.

O relator na CCJC foi o deputado Alex Manente (Cidadania-SP), que considerou a aprovação uma grande vitória. “Estou muito feliz ao ver avançar um projeto fundamental para harmonizarmos os nossos poderes, acabar e limitarmos as ações do próprio Supremo Tribunal Federal, além de fazer com que a população saiba exatamente qual o papel de cada poder no nosso país”, comemora Manente.

“Passados mais de 20 anos desde a edição dessas legislações, o avanço da jurisprudência do STF passou a exigir o aperfeiçoamento do regime jurídico das ações de controle concentrado. O PL busca atualizar a legislação à prática decisória do STF, além de apresentar inovações que trazem maior estabilidade, sofisticação e efetividade ao controle concentrado de constitucionalidade”, justifica Pereira.

Fernanda Cunha, com edição de Felipe Rodrigues / Ascom – Liderança do Republicanos
Julio Dutra

Reportar Erro

[gravityform id=”12″ title=”false” description=”false” ajax=”true” tabindex=”49″]

Marcos Pereira

Marcos Pereira

Presidente Nacional do Republicanos |
Procurador Parlamentar da Câmara |
Deputado Federal (SP)

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *