Projeto Conexões Matemáticas incentiva aprendizado criativo entre estudantes da EJA da Escola Leandro Escobar

Projeto Conexões Matemáticas incentiva aprendizado criativo entre estudantes da EJA da Escola Leandro Escobar

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Leandro Escobar, localizada em Guarapari, realizou, no último dia 02 de outubro, o Projeto Conexões Matemáticas com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), contemplando as turmas da 1ª, 2ª e 3ª etapas. A atividade aconteceu na própria escola e teve como objetivo promover aprendizagens significativas por meio da confecção e aplicação de jogos, que abordavam descritores trabalhados em sala de aula.

Os alunos, com a orientação dos professores, confeccionaram diferentes tipos de jogos, que foram apresentados e socializados entre as turmas, criando um ambiente de interação, cooperação e aprendizado coletivo. Entre as produções, destacaram-se os jogos de tabuleiro que abordaram descritores de História, jogos de cartas que trabalharam conteúdos de Filosofia, Geografia e Matemática, jogos interativos voltados para a Química e desafios que exploraram descritores de Física, Português, Educação Física e outras disciplinas. Essa diversidade de materiais possibilitou que os estudantes relacionassem o conhecimento teórico estudado em sala de aula com práticas lúdicas e criativas, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e significativo.

O projeto se destacou por estimular a socialização e a integração entre os alunos da EJA, além de fortalecer o protagonismo estudantil, já que os participantes se tornaram sujeitos ativos da construção do próprio conhecimento. Também foi uma oportunidade para desenvolver habilidades cognitivas, sociais e culturais, ampliando o interesse pela Matemática e pelas demais áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar.

Segundo o professor José Izaias Moreira Scherrer Neto, a experiência foi enriquecedora. “Permitiu observar a dedicação e o entusiasmo dos alunos ao relacionarem diferentes áreas do saber, por meio da ludicidade, demonstrando criatividade e capacidade de aplicar conceitos em situações práticas”, destacou.

“Participar do projeto foi uma experiência transformadora, pois aprender jogando trouxe motivação e tornou o estudo mais divertido e envolvente”, disse a estudante Márcia Pereira de Souza Marroque.

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Rede Estadual inicia nova etapa da Avaliação de Monitoramento da Aprendizagem (AMA)

Rede Estadual inicia nova etapa da Avaliação de Monitoramento da Aprendizagem (AMA)

A Rede Pública Estadual inicia, nesta segunda-feira (13), mais uma etapa da Avaliação de Monitoramento da Aprendizagem (AMA), que chega à 3ª edição de 2025. A aplicação segue até esta terça-feira (14), mobilizando milhares de estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio. O exame tem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *