PEC das guardas municipais no sistema de segurança pública passa pela 3ª discussão

Senado Aprova: Medidas mais duras contra o crime organizado

O Senado aprovou o PL Antifacção (PL 5.582/2025), considerado um marco legal do combate ao crime organizado no país. O projeto aumenta as penas para integrantes de facções, torna mais rígida a progressão de regime e determina o monitoramento das suas conversas e visitas na cadeia. Também mexe em regras para investigação, proteção a testemunhas e responsabilização de agentes públicos. O texto volta para a Câmara dos Deputados, de onde veio, para confirmação das mudanças feitas pelos senadores.

Os senadores também aprovaram a PEC do Marco Temporal (PEC 48/2023), que vai para a Câmara. Segundo a proposta, a demarcação de terras indígenas fica restrita àquelas terras que já estavam na posse de povos indígenas na data da promulgação da Constituição: 5 de outubro de 1988. Na prática, a medida limita a possibilidade de demarcações.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Comissão especial aprova o novo Plano Nacional de Educação, com diretrizes para dez anos

Comissão especial aprova o novo Plano Nacional de Educação, com diretrizes para dez anos

10/12/2025 - 13:39   •   Atualizado em 10/12/2025 - 18:32 Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Comissão especial aprovou o projeto por unanimidade A Comissão Especial da Câmara dos Deputados sobre o próximo Plano Nacional de Educação (PNE) aprovou nesta quarta-feira (10) o parecer final do relator, deputado Moses Rodrigues (União-CE). A proposta define diretrizes, metas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *