Código Penal cubano: o Pai do PL 2630

Código Penal cubano: o Pai do PL 2630

               Já houve condenações de menores de idade a mais de 20 anos de prisão e algumas penas acumulam mais de 2.000 anos na cadeia.
O novo Código Penal cubano entrou em vigor em meio aos julgamentos de ativistas presos após as grandes manifestações de 11 de julho de 2021. A lei foi aprovada por unanimidade, ou seja, sem um voto contrário sequer, pela Assembleia Nacional do Poder Popular em maio de 2022.

O regime comunista afirmou, à época, que o código modernizava a lei anterior, mas, na verdade, limitou os protestos populares, restringiu o financiamento de ONGs e meios de comunicação independentes, e regulou atividades online por meio das novas categorias criminais chamadas de crimes digitais.

Mais crimes que levam à pena de morte

O regime comunista cubano estava matando pouco, pelo visto. O novo código aumentou o número de crimes puníveis com a pena de morte, de 20 para 24, e ampliou o número de casos com possibilidade de prisão perpétua. As sanções para quem ajuda a financiar ações que critiquem o Estado também são mais severas, podendo chegar a dez anos de prisão. Para a escritora e ativista Marta María Ramírez, o novo código “criminaliza ainda mais o ativismo político e qualquer forma de dissenso da sociedade”.

¡Hay que endurecerse!

A entrada em vigor do Código Penal aconteceu ao mesmo tempo que ocorriam os julgamentos de presos nas manifestações contra o regime, e a participação em votações foi considerada muito baixa. A insatisfação com o regime cubano não terminou após a repressão às manifestações de julho de 2021, quando o líder do regime pediu a morte e a prisão dos manifestantes em rede nacional.

Dois mil anos de cadeia e prisão de menores de idade

Os julgamentos de presos políticos nas manifestações de 11 de julho continuam a acontecer e já houve condenações de menores de idade a mais de 20 anos de prisão. Algumas penas acumulam mais de 2.000 anos na cadeia. Os julgamentos são parciais…

fonte: Terça Livre

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Estudo ‘Perfil da Pobreza no Espírito Santo 2024’ revela retrato da vulnerabilidade social no Estado

Estudo ‘Perfil da Pobreza no Espírito Santo 2024’ revela retrato da vulnerabilidade social no Estado

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou o estudo  Perfil da Pobreza no Espírito Santo 2024: Famílias Inscritas no CadÚnico, que apresenta uma análise abrangente sobre as condições de vida da população de baixa renda capixaba. A publicação, elaborada pela Coordenação de Estudos Sociais do IJSN, é baseada nos dados de dezembro de 2024