4 decisões difíceis que os líderes de TI devem tomar

4 decisões difíceis que os líderes de TI devem tomar

Não é uma tarefa fácil, para os CTOs e CIOs, tomar decisões incisivas diante das constantes mudanças e inúmeras responsabilidades frente a um cenário em rápida evolução. Para isso, elencamos os principais desafios que podem ser encontrados nessa jornada, com dicas práticas para superá-las. Vamos mergulhar de cabeça?

Como priorizar projetos

O ideal é estabelecer metas e objetivos claros para cada projeto. Após essa etapa, considere o impacto sobre a receita, a satisfação do cliente e a eficiência operacional, dando prioridade às iniciativas que se alinham à visão estratégica da organização.

A decisão de terceirizar colaboradores

Analise as principais competências da sua equipe, identificando as áreas em que o conhecimento externo pode trazer benefícios para a instituição. Para isso, a terceirização pode fornecer acesso a habilidades e recursos especializados, permitindo que a equipe se concentre nas funções essenciais do negócio em si. No entanto, certifique-se de manter uma boa comunicação com seu colaborador para, assim, garantir a integração perfeita.

Gerenciamento do orçamento de TI

Para obter o equilíbrio necessário da inovação e do controle de custos, é preciso planejamento. Por isso, comece realizando uma análise minuciosa de seus gastos atuais e, a partir disso, busque identificar as áreas para otimização.

Além disso, considere a possibilidade de aproveitar soluções econômicas que utilizam a nuvem. Outra orientação importante, é implementar negociações estratégicas com seus fornecedores, buscando explorar alternativas de código aberto.  Revisar regularmente o orçamento ajuda a garantir o alinhamento com as metas comerciais e fazer os ajustes necessários.

A importância da Inteligência Emocional

Uma última recomendação, é saber usar a Inteligência Emocional para tomar suas decisões.  Desenvolver fortes habilidades de tomada de decisão exige que os líderes estejam cientes, tenham controle e expressem suas emoções de maneira saudável e comedida.

Líderes não devem deixar que suas emoções assumam o controle ao tomar decisões informadas. Eles devem ter alta Inteligência Emocional para processar e transmitir efetivamente suas decisões e pontos de vista aos outros durante a tomada de decisão.

Mas conta pra gente: você já enfrentou algum outro desafio no seu dia a dia? Compartilhe suas experiências nos comentários. Vamos aprender e trocar experiências uns com os outros!

Sobre a Centric Solution

Empresa de tecnologia que iniciou as atividades em 2005 e oferece soluções completas com foco em implementação, treinamento e suporte para ajudar a sustentar o desenvolvimento de empreendimentos de todos os portes e ramos de atividade. Adota ferramentas voltadas a help desk, servicedesk, activedirectory, cloud, IT security, network performance, compliance, data protection, aplicações e remoteapp. Também realiza treinamentos, desenvolvimento de projetos e monitoramento em tempo real, 24 x 7, de processos, negócios, redes, link e sistema de missão crítica. Com sede em São Paulo e uma equipe de 20 colaboradores, a Centric ultrapassou a marca de 3 mil clientes. Entre eles estão Banco Safra, Crefisa, Unimed, CPFL e 60% do mercado hoteleiro.

fontes: nbpress e Otto Pohlmann, CEO da Centric Solution

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