A temática da Educação das Relações Étnico-Raciais foi inserida em todos os cadernos de teste da Avaliação de Monitoramento da Aprendizagem (AMA) 2ª edição, iniciativa realizada pela Secretaria da Educação (Sedu) por meio de uma parceria entre as Gerências de Avaliação (GEA) e de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola – (Geaciq).
A partir dessa inclusão da temática, as duas equipes passam a atuar em conjunto na validação das questões que compõem a avaliação. E a parceria será reforçada no próximo ano, quando as edições da Avaliação Diagnóstica também passarão a tratar a mesma temática junto a AMA.
“A Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), valorizando a diversidade, as histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas, precisa estar presente em todos os processos educacionais. Inserir essas abordagens na AMA é mais um passo em nossa Rede, no sentido de naturalizarmos a ERER e seguirmos avançando no cumprimento amplo das Leis 10639/03 e 11645/08”, disse a gerente da Geaciq, Aline de Freitas Dias.
A gerente de Avaliação da Sedu, Ivia Zambom, completa: “este passo nas avaliações externas capixaba é de grande importância para o desenvolvimento integral dos estudantes da Rede, pois permite que os resultados desta avaliação externa contribuam com uma educação transformadora”.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707