Yalorisà Mãe Rodilene de Oyá lança livro em Cachoeiro de Itapemirim com atividades para conhecer candomblé

Yalorisà Mãe Rodilene de Oyá lança livro em Cachoeiro de Itapemirim com atividades para conhecer candomblé

No dia 19 de outubro, a partir das 15h30, o Ilê Asè Oyá Onira, tradicional casa de candomblé e centro cultural, localizado no bairro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, receberá o lançamento do livro infantil “Quem é Onira? Atividades para conhecer o candomblé”. A obra foi escrita pela Yalorisà e Mestra da Cultura popular Mãe Rodilene de Oyá e faz parte do projeto “Quem é Onira”, contemplado no edital do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).

Voltado para crianças e adolescentes, o livro conta a história de Oyá Onira, orixá cultuada no rito do candomblé ketu e patrona do Ilê. Com uma linguagem acessível e pedagógica, atividades para colorir, caça-palavras e um minidicionário em iorubá, a obra oferece uma introdução enriquecedora à cultura de matrizes africanas e ao Candomblé.

A Mãe Rodilene de Oyá, reconhecida em Cachoeiro de Itapemirim como patrimônio vivo, por meio da Lei Mestre João Inácio, conta que a iniciativa do livro é pautada também no enfrentamento ao racismo cultural e religioso. “São muitos os episódios em que iniciados do candomblé, principalmente as crianças, figuram como vítimas de racismo cultural e religioso. Precisamos furar a bolha do preconceito e mostrar que a cultura de matriz africana é rica em saberes e tradições”, disse.

Angélica Volpato, responsável pela Projeta Assessoria Sociocultural e Ambiental, que realizou a produção cultural do projeto, ressalta a importância da ação na desconstrução do preconceito direcionado aos Povos e Comunidades Tradicionais. “O projeto vai destinar exemplares do livro gratuitamente para o município, sendo entregues à secretarias municipais de Educação e de Cultura e Turismo. Essa entrega foi pensada justamente para colaborar na aplicação da Lei 10.639/2013 e auxiliar no enfrentamento à violência, ao preconceito e à intolerância”, destacou Angélica Volpato.

O lançamento vai acontecer durante uma tarde cultural que contará com café, pipoca, algodão-doce, pula-pula, piscina de bolinha, contação de história e muita diversão. O Ilê Asè Oyá Onira fica localizado na Avenida Governador Carlos Lindemberg, 562, no bairro Rubem Braga, Cachoeiro de Itapemirim. Todas as crianças participantes do evento de lançamento receberão um kit contendo um exemplar do livro e giz de cera para colorir. A entrada é gratuita.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Conferência de Ministros da Defesa das Américas é encerrada com assinatura da Declaração de Mendoza

Conferência de Ministros da Defesa das Américas é encerrada com assinatura da Declaração de Mendoza

Publicado em 16/10/2024 17h41 Atualizado em 16/10/2024 17h44 Brasília (DF), 16/10/2024 - Após três dias de discussões sobre temas relacionados à defesa e à segurança, a XVI Conferência dos Ministros de Defesa das Américas (CMDA) foi encerrada, nesta quarta-feira (16), na Argentina, com a assinatura da Declaração de Mendoza. Firmaram o documento os titulares ou