registra 7 mil inscrições nos primeiros dias de alistamento militar feminino

registra 7 mil inscrições nos primeiros dias de alistamento militar feminino


Publicado em

03/01/2025 15h49


Atualizado em
03/01/2025 16h08


Brasília (DF), 3/1/2025 –
Até às 12 horas do dia 3 de janeiro, 7 mil mulheres já se alistaram para concorrer a uma das 1.465 vagas disponibilizadas em Brasília (DF) e em outros 28 municípios de 13 estados. De caráter voluntário e inédito nas Forças Armadas, o alistamento militar feminino foi iniciado no dia 1º de janeiro e seguirá até 30 de junho de 2025. 

download (8).jpg
.

A iniciativa é destinada às mulheres que completam 18 anos neste ano (nascidas em 2007). As candidatas  podem se alistar de forma online (https://alistamento.eb.mil.br/alistamento) ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar em um dos municípios contemplados:   Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).

download (10).jpg
.

As interessadas poderão escolher a Força que desejam incorporar, lembrando que serão levadas em consideração a disponibilidade de vagas, aptidão da candidata e a especificidade exigida pela Marinha, Exército e Aeronáutica. O processo de recrutamento será realizado em etapas: alistamento, seleção geral, seleção complementar, designação/distribuição e incorporação. A seleção  inclui entrevista, inspeção de saúde (exames clínicos e laboratoriais) e testes físicos. 

download (9).jpg
.

As selecionadas serão incorporadas no 1º ou 2º semestre de 2026 (de 2 a 6 de março ou de 3 a 7 de agosto), ocupando a graduação de soldado (Exército e Aeronáutica) ou marinheiro-recruta, no caso da Marinha, e terão os mesmos direitos e deveres dos homens.

Conforme o Decreto nº 12.154, de 27 agosto de 2024, o serviço militar terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos. O pretende aumentar, progressivamente, o número de mulheres recrutadas pelo Serviço Militar Inicial Feminino, atingindo o índice de 20% das vagas.  

Mulheres nas Forças – As Forças Armadas possuem 37 mil mulheres, o que corresponde a cerca de 10% de todo o efetivo. Atualmente, as mulheres atuam nas Forças principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística ou têm acesso à área combatente por meio de concursos públicos específicos em estabelecimentos de ensino, como o Colégio Naval (CN), da Marinha, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), da Aeronáutica.

Por Ascom 
Fotos: Divulgação

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

(61) 3312-4071

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Túneis descritos por Leonardo Da Vinci são encontrados na Itália

Túneis descritos por Leonardo Da Vinci são encontrados na Itália

Pesquisadores descobriram uma série de túneis secretos localizados abaixo do Castelo Sforzesco, que fica em Milão. Até aí, tudo bem, se não fosse por um detalhe: essas passagens já haviam sido descritas no século XV pelo grande artista do Renascimento Leonardo Da Vinci. Descobertos por especialistas da Universidade Politécnica de Milão, os túneis trazem novas