Estudantes de Guarapari vivenciam práticas de segurança em altura durante visita técnica em empresa certificada internacionalmente

Estudantes de Guarapari vivenciam práticas de segurança em altura durante visita técnica em empresa certificada internacionalmente

A atividade teve como objetivo proporcionar uma experiência direta, promovendo a integração entre teoria e prática profissional.

Alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Zuleima Fortes Faria, localizada em Guarapari, realizaram uma visita técnica à empresa IBEX Rope Access Treinamentos e Serviços Ltda, referência em treinamentos de acesso por cordas com certificação internacional da IRATA (Industrial Rope Access Trade Association).

A atividade teve como objetivo proporcionar uma experiência prática e direta com os procedimentos adotados para treinamentos de acesso por cordas, promovendo a integração entre teoria e prática profissional. Durante a visita, os estudantes do 3º ano puderam conhecer a estrutura da empresa, os equipamentos de proteção individual (EPIs) utilizados e os padrões de segurança exigidos pelas normas NR 35 e NBR 15.475.

A equipe técnica da IBEX apresentou técnicas de acesso e posicionamento por cordas, sistemas de ancoragem e protocolos de segurança, enfatizando a importância do planejamento, da análise de risco e dos procedimentos de resgate em altura. A ação também reforçou o compromisso com a prevenção de acidentes e com a formação de profissionais preparados para atuar com responsabilidade em ambientes de risco elevado.

“Oportunidades como esta visita à IBEX Acesso por Cordas são essenciais para a formação dos nossos alunos. Trazer a realidade do trabalho em altura para mais perto do estudante permite uma compreensão mais profunda das normas de segurança e da importância da correta aplicação dos procedimentos técnicos”, destacou a coordenadora do curso, professora Tatiane da Silva.

“A certificação internacional da empresa é um diferencial que agrega muito valor ao aprendizado, mostrando aos alunos os padrões globais que eles deverão seguir em suas carreiras. Estamos confiantes de que essa experiência contribuirá significativamente para a qualificação e conscientização dos futuros técnicos em segurança do trabalho”, acrescentou a docente.

“A visita à IBEX foi uma experiência muito enriquecedora. Pudemos ver de perto como são feitos os treinamentos e os cuidados que devem ser tomados para trabalhar em altura com segurança. Conhecer uma empresa com certificação internacional nos mostrou a importância de buscar sempre a melhor qualificação para atuar no mercado de trabalho. Saímos daqui mais preparados e motivados para aplicar tudo o que aprendemos em sala de aula”, contou a estudante Maria Vitória Ruela Leal.

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Escola de São Mateus discute legado de filósofas mulheres

Escola de São Mateus discute legado de filósofas mulheres

Projeto da Escola Ceciliano Abel de Almeida estimula reflexão crítica e valoriza a presença feminina na história do pensamento. Com o objetivo de promover uma discussão profunda sobre o papel da mulher na Filosofia, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ceciliano Abel de Almeida, localizada em São Mateus, desenvolveu, durante as três primeiras semanas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *