Instituição recebe homenagem de deputados republicanos na Câmara
11/7/2025 – 16:48
Brasília (DF) – Em uma cerimônia que reuniu parlamentares, lideranças religiosas e outras autoridades, a Câmara dos Deputados prestou homenagem aos 48 anos de fundação da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), celebrando a trajetória da instituição religiosa e seu impacto social em mais de 100 países. A sessão solene, realizada nesta sexta-feira (11), foi promovida por iniciativa dos deputados republicanos Rogéria Santos (BA), Márcio Marinho (BA), Maria Rosas (SP), Julio Cesar Ribeiro (DF), Gilvan Máximo (DF), Hugo Motta (PB), e Ossesio Silva (PE), que destacaram a transformação de vidas e o trabalho assistencial desenvolvido pela igreja ao longo de quase cinco décadas de existência.
Márcio Marinho destacou as atividades sociais realizadas pela IURD, que, em mais de uma centena de países, auxilia pessoas de todos os continentes do mundo. “Quem não reconhece o trabalho que a Igreja Universal do Reino de Deus nos presídios, levando uma palavra àquelas pessoas de alta periculosidade? Quem não vê o trabalho do Força Jovem Universal, levando a palavra de Deus à juventude marginalizada?”, perguntou.
Para o deputado Ossesio Silva, gratidão, fé e respeito marcaram a celebração “de uma obra que há quase 50 anos transforma vidas, resgata famílias e leva esperança onde só havia sofrimento”. Ossesio, que se descreveu como fruto dessa obra, falou sobre seu trabalho no Legislativo.
“Como bispo, levo comigo a responsabilidade de aqui, neste Parlamento, defender os princípios cristãos, a liberdade religiosa e a proteção das famílias brasileiras, porque a fé que nos transformou é a mesma que nos move para trabalhar por um Brasil mais justo, mais solidário e mais humano”, afirmou.
A deputada Maria Rosas avaliou que a sessão solene é um momento representativo, histórico e motivo de muita alegria. Ela se emociona “hoje, vendo esse cenário, depois de tantas lutas, depois de tantas perseguições, quando nós não podíamos colocar o nosso uniforme, que nós éramos atacados na rua, diante de tantas calúnias, injustiças… Passei por todos esses momentos”, disse Maria Rosas, que faz parte de 45 anos dos 48 anos da IURD.
Na opinião do deputado Julio Cesar Ribeiro, a IURD se consolidou como uma força tanto espiritual quanto social, com uma mensagem que transcende fronteiras geográficas e culturais. “Nesses 48 anos, a Universal não apenas se expandiu fisicamente, mas também expandiu corações, ampliou caminhos de fé e levou o consolo a milhões de almas espalhadas pelo mundo. O seu compromisso com a palavra é refletido diariamente nos cultos, nas orações, nas pregações”, disse.
A solenidade também contou com a participação do deputado Jorge Braz (Republicanos-RJ), do bispo Alessandro Paschoal, representando a Igreja Universal, do bispo Sidnei Marques, da Igreja Universal Distrito Federal, e da governadora em exercício do DF, Celina Leão.
Saiba mais
A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) foi fundada em 9 de julho de 1977 pelo bispo Edir Macedo, inicialmente funcionando em um galpão, no Rio de Janeiro. Ao longo de seus 48 anos de existência, a instituição se tornou uma das maiores organizações religiosas do Brasil e do mundo, estando presente em 129 países com representação de mais de 9 milhões de fiéis em todo o mundo, com mais de 2.000 templos só no Brasil.
Fernanda Cunha, com edição de Felipe Rodrigues/ Ascom – Liderança do Republicanos
s: Júlio Dutra
Pres. Conselho Político Nacional |
Deputado Federal (BA) |
Presidente Estadual (BA) |
Maria Rosas
Deputada Federal (SP) |
1ª Procuradora Adjunta da Mulher da Câmara
Ossesio Silva
Deputado Federal (PE) suplente
Secretário Nacional do Idosos Republicanos