A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento de Investigações Criminais (Deic), em conjunto com o Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) e técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica do Estado, identificaram, nessa terça-feira (07), um furto de energia em uma residência localizada no bairro Morada de Campo Grande, em Cariacica.
No local, foi constatado que um ramal de energia estava ligado diretamente à rede da EDP, antes da caixa de passagem, desviando energia para duas unidades consumidoras. A irregularidade foi desfeita e o proprietário do imóvel foi mantido com ligação provisória para permitir a regularização da instalação.
Os técnicos da EDP registraram as irregularidades em um Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI). O proprietário já havia sido autuado anteriormente por ligação direta. De acordo com a EDP, além da responsabilização criminal, os responsáveis deverão ressarcir os valores da energia não faturada, bem como os custos operacionais e administrativos, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O responsável pelo local, de 69 anos, foi conduzido pelos policiais civis do Deic até a sede do departamento, onde foi autuado em flagrante por furto de energia elétrica. Ele foi liberado para responder em liberdade, após recolhimento da fiança arbitrada pela autoridade policial.