O que é Web3? Conheça a internet descentralizada

     Internet que funciona na Blockchain? Essa é a grande expectativa para a web3, a terceira geração da internet….
Descentralização: Essa é a palavra-chave em torno da Web3 — o que muitos acreditam ser a terceira fase da internet.

A web3 é a internet gerida pela Blockchain, a plataforma de transações de criptomoedas. Assim como na plataforma, busca garantir que não haja uma centralização de poder. Não há quem seja “dono” da iniciativa — diferente do que hoje acontece com as big techs, como Meta (o antigo Facebook, que hoje é dono do WhatsApp, Instagram e Facebook) e Google (que possui diversas iniciativas, incluindo o YouTube).

EXISTE WEB1 E WEB2?

Sim! A web1 é o primórdio da internet, quando surgiram os navegadores e o próprio “www”. Já a web2 é a internet das redes sociais e produção de conteúdo – etapa em que vivemos hoje.

Na web3, a internet é descentralizada e há uma preocupação maior com a privacidade dos usuários. Nesta versão, os dados são dos próprios usuários e existem até navegadores que permitem que eles sejam recompensados financeiramente, com criptomoedas, caso queiram compartilhar esses dados.

ENTENDA O QUE É A WEB3:

QUEM ESTÁ APOSTANDO NISSO?

Segundo o Pitchbook, investidores já apostaram mais de 30 bilhões de dólares em startups baseadas no novo sistema. Mas vale ressaltar que não é todo mundo que concorda com essa tese. Para Jack Dorsey, fundador e ex-CEO do Twitter, a web3 é “uma entidade centralizada com um rótulo diferente”. Ele acredita que os investidores serão os donos da novidade… Será?

 

fonte: StartSe

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Como a Cria LED e a tendência de publicidade em PDVs transformam o varejo

Como a Cria LED e a tendência de publicidade em PDVs transformam o varejo

A publicidade offline em pontos de venda (PDVs) está ganhando relevância no cenário de marketing global, segundo a pesquisa “Media Reactions 2024” da Kantar. Em meio à crescente digitalização, os consumidores ainda valorizam experiências físicas, especialmente aquelas que utilizam tecnologia para criar engajamento e valor imediato. Por que importa? Os PDVs não são apenas locais