Questionamentos sobre o Rotativo em Guarapari

Primeiramente, para os devidos esclarecimentos, deixamos claro e muito bem elucidado, que apoiamos a instalação em Guarapari, do estacionamento rotativo, como uma das ferramentas e instrumentos, que agirão como facilitador da mobilidade urbana e melhoria tanto do transito, da oportunidade de se achar vagas para estacionar, e desentupir gargalos de trafego de carros. No entanto devem haver regras claras e transparentes. Do mesmo modo, a sociedade de Guarapari, fica agitada e curiosa. E portanto, gostaria de saber um pouco mais, sobre os devidos tramites das negociações sobre o estacionamento rotativo, que será instalado em Guarapari nos próximos dias.

“ Examine-se, pois, o homem a si mesmo (…) ” _ 1 Coríntios 11:28.

Frequentemente, como cidadãos, como contribuintes, e como eleitores, todos nós temos, todo o devido direito de fazermos algumas perguntas e questionamentos, sempre no ímpeto de esclarecer com o máximo possível de transparência os fatos, e também gostaríamos de receber algumas respostas diretas e transparentes a cerca dessa temática do estacionamento rotativo, tanto da administração do município, quando da empresa vencedora do processo, que ira prestar o serviço de administrar o estacionamento rotativo em Guarapari.


Gostaríamos como cidadãos, de ter as seguintes respostas para os seguintes questionamento:

1)- Quando houve uma audiência pública específica, aberta ao publico, com transparência, e com ampla publicidade, sobre o estacionamento rotativo, as empresas a serem escolhidas, e suas demais implicações para a sociedade de Guarapari?

2)- Tendo tido a referida audiência pública sobre o estacionamento rotativo em Guarapari, quem participou dessa audiência pública?

3)- Quando houve a licitação aberta, e com transparência para a sociedade, para se escolher a empresa, ao qual iria administrar o estacionamento rotativo em Guarapari?

4)- Quantas empresas, participaram desta licitação sobre a instalação do estacionamento rotativo em Guarapari, caso tenha havido?

5)- Quais foram os critérios utilizados, para fazer a licitação para escolher a empresa vencedora do contrato de administração do estacionamento rotativo em Guarapari?

6)- Quais são as contrapartidas sociais, que trarão retorno e benefício social para a comunidade, e a sociedade do município de Guarapari, onde o estacionamento rotativo será instalado?

7)- Os moradores das casas e apartamentos em Guarapari, que não possuem garagens, ou possuem mais de um veiculo, terão direito a colocar seus carros em frente a suas residências, como existem em várias cidades onde estacionamentos rotativos já foram instalados instalados?

8)- Há planos de posteriormente, serem expandidas as vagas e ruas a serem cobradas, tanto nos atuais bairros ou para novas regiões e novos bairros, aonde o estacionamento rotativo, poderia também ser futuramente expandido e instalado? 

9)- Quantos monólitos de parquímetro, teremos instalados ao total em Guarapari? Já sabemos que por enquanto serão 26. No entanto, quantos parquímetros serão colocados por toda a cidade, até o término da implantação do rotativo?

10)- Qual será a distancia de um parquímetro para um outro? Lembrando, que somos uma cidade cheia de aposentados oriundos de varias cidade e estados do pais.

11)- Quantos empregos diretos e indiretos serão gerados na instalação do novo estacionamento rotativo?

12)- Qual será o percentual da arrecadação (caso haja), desses valores a serem cobrados pelo estacionamento rotativos, que ficará de retorno para os cofres públicos da cidade de Guarapari?

13)- Caso haja um percentual destinado à ser deixado para os cofres da prefeitura municipal de Guarapari, qual será a destinação deste dinheiro? Aonde ele será aplicado?

14)- Durante muito tempo em Guarapari, colocou-se que o estacionamento rotativo, teria uma condicionante que o obrigaria a usar o dinheiro arrecadado, para manter uma guarda municipal armada em Guarapari. Isso será realmente colocado em prática?


Em síntese, o povo apenas pede licença para ter as respostas de como e onde, serão aplicados esse dinheiro, que sairá de seus bolso, de forma clara e transparente. E gostaria de poder ter as devidas respostas, para as suas respectivas perguntas.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Marcelo de Medeiros

Articulista no portal Direto Notícias - Todo o conteúdo criado e publicado por mim, é de minha inteira responsabilidade. Artigos de opinião e notícias checadas e publicadas por mim, não expressam necessariamente a opinião do Direto Notícias, ou sua posição.

Veja Também

Fundação Bradesco oferece curso gratuito de educação financeira

Fundação Bradesco oferece curso gratuito de educação financeira

OGrupo Bradesco Seguros, em parceria com a Escola Virtual da Fundação Bradesco, oferece seu primeiro …