Seus Direitos: Você sabia do Código de Defesa do Usuário dos Serviços Públicos ?

Em nosso País foi criada e aprovada a Lei 13.460 de 26 de Junho de 2017 que inclusive esse mês no próximo dia 26 completa 4 anos.

O que muitos brasileiros não sabem é que essa Lei vem trazer uma visão participativa de grande impacto na sociedade e ainda mais na administração publica direta e indireta.

Logo no inicio em seu Art. 1º estabelece que :

Art. 1º Esta Lei estabelece normas básicas para participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos prestados direta ou indiretamente pela administração pública.

Percebemos que a Lei veio para garantir e trazer o usuário para participar da administração garantindo de maneira eficaz a participação e os direitos do usuário.

Ainda traz um vínculo com a Lei nº 8.078 o famoso código de defesa do consumidor , motivo pelo qual a Lei 13.460 foi apelidada de Código de Defesa do Usuário do Serviço Público.

Lembrando que os serviços públicos que geram vínculo de consumo agora encontram além da Lei 8.078 , vínculo com a Lei 13.460 nas garantias do direito.

Contudo o “ Código de Defesa do Usuário do Serviço Público  “ é considerado um divisor de águas no que diz respeito a Prestação de Serviços, Participação Cidadã e ainda no envolvimento da sociedade na avaliação  e fiscalização dos serviços  públicos.

O Art. 5º  da referida Lei define nada mais nada menos que (16) obrigações para a administração pública, e (12) direitos básicos entre eles podemos ressaltar:

VII – comunicação prévia da suspensão da prestação de serviço.

“ Parágrafo único. É vedada a suspensão da prestação de serviço em virtude de inadimplemento por parte do usuário que se inicie na sexta-feira, no sábado ou no domingo, bem como em feriado ou no dia anterior a feriado.”

Quem já não ficou o final de semana inteiro sem luz ou água? Ou até mesmo num feriado prolongado, pois a companhia de luz ou água cortou o fornecimento as caladas e quando deu conta estava sem o serviço.

E agora é Lei, está proibido esse tipo de ação, e ainda se o mesmo for feito terá que ter prévio aviso ao usuário. Tais medidas legais foram definidas no código de defesas do usuário do serviço público e reforçada na promulgação da Lei nº 14.015 de 2020 assinada pelo Presidente Jair Messias Bolsonaro, onde o mesmo alterou o que já estava bom buscando garantir ações regradas a administração neste sentido.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Sandro Wallace Pereira

Colunista no portal Direto Notícias - Todo o conteúdo criado e publicado por mim, é de minha inteira responsabilidade. Artigos de opinião e notícias checadas e publicadas por mim, não expressam necessariamente a opinião do Direto Notícias, ou sua posição.

Veja Também

NOVO Entra na Justiça para Barrar Importação Estatal de Arroz

NOVO Entra na Justiça para Barrar Importação Estatal de Arroz

Os deputados federais do NOVO, Adriana Ventura (SP), Marcel van Hattem (RS) e Gilson Marques …