Projeto pioneiro na área do turismo apoia gratuitamente destinos turísticos

A iniciativa conecta profissionais e estudantes de turismo em uma rede de trabalho voluntário em ambiente totalmente virtual.

No próximo dia 16 de agosto, segunda-feira, será lançada oficialmente a Iniciativa Sábados Azuis, uma rede de voluntariado que reúne profissionais do mercado, professores e estudantes de turismo com o objetivo de fornecer orientação e apoio técnico gratuitos para gestores, lideranças ou entidades locais de destinos turísticos.
.
A ideia é atender demandas pontuais, mas efetivas, por meio de mentorias colaborativas online. A cada atendimento, um profissional especialista e dois monitores estudantes da área do turismo realizam o trabalho de escuta junto aos solicitantes, propõem pequenas tarefas para a superação do desafio apresentado, para chegar, após quatro encontros virtuais, à melhor solução para a demanda do destino ou atrativo turístico. Tudo gratuito.
.
Nascida do desejo de fortalecer a empatia, a solidariedade e o trabalho em equipe, a Iniciativa Sábados Azuis foi idealizada pela turismóloga Luciana Sagi, a partir de suas experiências em campo. “Ao longo dos meus quase 20 anos de atividade no setor, sempre trabalhei com planejamento turístico e, por incontáveis vezes, vi e vivi situações que nem sempre exigiam estudos profundos ou intrincadas resoluções. Em muitos casos, bastava um aconselhamento indicando um possível caminho”, relata.
.
Este mesmo desejo, acrescido de outras vontades, também era vivido por outra turismóloga, a pesquisadora e professora Karina Solha, do curso de turismo da ECA-USP, que sempre imaginou a melhor maneira de conectar a vida acadêmica, a pesquisa científica e os alunos, à realidade do mercado de trabalho.
.
A partir do encontro desses anseios, o projeto tomou forma e acabou encampado pelo Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social (CETES/ECA-USP), que hoje coordena as atividades da Iniciativa, por meio de um núcleo gestor de alunos, ex-alunos e pesquisadores do curso, além de turismólogos do mercado.
.
“O nosso desejo é que, a partir dos resultados alcançados, a divulgação da experiência contribua para a realização de estudos e pesquisas na área, mas que, sobretudo, sirva de inspiração para que gestores e lideranças também possam encontrar soluções compartilhadas para seus destinos turísticos”, relata Karina.
.
Para solicitar o atendimento junto à Iniciativa Sábados Azuis, basta fazer a inscrição no site (www.iniciativasabadosazuis.com.br), onde também é possível encontrar mais detalhes sobre o seu acolhimento. Da mesma maneira, voluntários profissionais especialistas ou alunos monitores que estiverem dispostos a contribuir com o projeto fazem sua inscrição gratuita pelo mesmo site. Vale lembrar que para o voluntariado de alunos, este será inicialmente limitado aos estudantes da Universidade de São Paulo.
.
Como os atendimentos são online, a expectativa da equipe gestora do projeto é que surjam atendimentos e voluntários de quaisquer regiões do país e que, com a divulgação da iniciativa, o número de participantes seja constante e crescente.
.
O evento de lançamento da Iniciativa Sábados Azuis deve reunir uma centena de profissionais e acadêmicos do turismo de todo o país, por meio de uma transmissão via YouTube, no canal da Iniciativa Sábados Azuis. A participação é gratuita e dispensa inscrição prévia.
.
Lançamento Iniciativa Sábados Azuis
Data: 16/ago/2021 – segunda-feira
Horário: 17h
Local: Canal YouTube Sábados Azuis
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=qs2uLId0JZE
Participação gratuita
.
SOBRE A INICIATIVA
A Iniciativa Sábados Azuis é uma rede de voluntariado coordenada pelo Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social – CETES da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), cujo objetivo é apoiar destinos e atrativos turísticos, conectando profissionais e estudantes do setor e fortalecendo a troca de saberes entre a Universidade e os diversos setores envolvidos na gestão do desenvolvimento sustentável do turismo brasileiro. Saiba mais em: www.iniciativasabadosazuis.com.br
.

Fonte:

Jessica Sakaguchi (11) 97338-4155

Mariana Pereira (11) 94867-2345

sabadosazuis@usp.br

Sobre Direto Noticias

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto. https://diretonoticias.com.br - Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes.

Veja Também

Samarco: Programa Força Local 2022

SAMARCO: Programa Força Local 2022 está marcado

A SAMARCO acaba de formalizar o convite, para o novo Programa Força Local 2022. O …