Ações de conscientização estimulam responsabilidade e comportamentos seguros para a redução de acidentes.
A responsabilidade no trânsito salva vidas. Esse é o tema das ações de conscientização sobre segurança nas ruas e estradas brasileiras em 2021, principalmente, durante a Semana Nacional de Trânsito, que foi criada para sensibilizar todos os usuários da via, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres, e acontece anualmente de 18 a 25 de setembro. Sua importância é tanta que está prevista na legislação, no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Em 2020, com a pandemia e o isolamento, o número de mortes no trânsito no país diminuiu, mas ainda resultou em um cenário alarmante: cerca de 35 mil pessoas perderam a vida em acidentes, contra cerca de 40 mil em 2019. Se nada for feito, a Organização Mundial de Saúde estima que 2,4 milhões devem morrer em virtude dos acidentes em 2030. Países de baixa e média rendas, incluindo o Brasil, detêm 54% dos veículos do mundo, mas concentram quase 90% das mortes por lesões. A situação é tão desafiadora que a OMS e a Cruz Vermelha incluíram o trânsito no pacote das crises humanitárias globais.
Em Macaé, no Rio de Janeiro, a Secretaria de Mobilidade Urbana do município priorizou ações de educação para alertar os condutores quanto à importância de vias seguras e do respeito às leis de trânsito. Para isso, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito realiza programações e atividades voltadas aos condutores, pedestres e ciclistas. As ações acontecem regularmente, desde janeiro, com ênfase nas datas relacionadas ao trânsito, como o Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito.
O trabalho de conscientização também é realizado por meio de palestras, remotas e presenciais, para as escolas das rede municipal e particular e para empresas.
Para a Semana Nacional de Trânsito (de 18 a 25 de setembro), a Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé fez uma grande programação, estendendo as ações ao longo de todo o mês de setembro. O ponto alto das atividades foi o 1º Seminário de Mobilidade Urbana, que reuniu experts para apresentar e debater os temas: Políticas de Mobilidade Urbana; Tecnologia em Mobilidade Urbana e Segurança Viária; e Educação, Comunicação e Participação Social.
Que sirva de exemplo, para os demais Estados.