O livro Geoparque Chapada dos Guimarães divulga estudos realizados por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e de outras instituições. O projeto Geoparque Chapada dos Guimarães surgiu como uma iniciativa de popularizar o conhecimento produzido por geólogos, geógrafos, turismólogos e de outros profissionais, visando levar essa informação de forma sistematizada para profissionais do turismo, comunidades locais, estudantes, pesquisadores e profissionais, para desta forma contribuir para o entendimento dos processos geológicos e geomorfológicos que resultaram na formação do planeta e fomentar o desenvolvimento sustentável através do geoturismo e ações pedagógicas.
Segundo Caiubi Kuhn, professor da UFMT, geólogo e um dos autores do livro, disponibilizar a obra gratuitamente em PDF é uma forma de tornar o material acessível para toda a população. “Um dos principais objetivos do livro é popularizar toda riqueza natural existente no município, em especial sobre a geodiversidade. No livro o leitor pode conhecer mais sobre turismo, fósseis, rochas, cavernas, cachoeiras, paisagens, sítios arqueológicos, a biodiversidade e muito mais. O livro te ajuda a ler as lindas paisagens que existem neste lugar mágico que é Chapada dos Guimarães”, afirma o professor.
Flávia Santos, geóloga, professora da UFMT e também uma das autoras do livro, reforça ainda que com a versão digital do livro é possível que ele seja amplamente distribuído à população, além de ser utilizado como fonte de pesquisa para trabalhos escolares sobre Chapada dos Guimarães e como fonte de consulta de informações sobre os geossítios catalogados.
A publicação do livro foi viabilizada através do apoio da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), da Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT) e da Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE), com patrocínio master do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT).
Para Sheila K. J. Souza, vice-presidente da FEBRAGEO e presidente da AGEMAT, o livro é de suma importância e irá somar com o planejamento turístico do município de Chapada dos Guimarães. “É o “ponta pé” inicial para que coloque o projeto Geoparque Chapada dos Guimarães dentro dos geoparques aspirantes da UNESCO”, afirma.
O presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, também destacou a importância da edição digital do livro Geoparque Chapada dos Guimarães: “A chegada desta obra que registra a importância do Geoparque Chapada dos Guimarães ao formato digital possibilita que novos olhares se voltem para a biodiversidade, a geomorfologia e outras características que integram a atuação da Geologia, da Geografia e diversas engenharias a outras ciências que dividem com estas ligadas ao Sistema Confea/Crea a incumbência de discutir seu papel universal, como a Paleontologia, a Arqueologia, a Espeleologia, o Turismo e a História. São características que envolvem estudos das camadas geológicas, dos fósseis, do ecoturismo, das cavernas, das cachoeiras, escarpas e mirantes, constituindo um conjunto homogêneo de paisagens de valor universal, que, graças a materiais como este que o Confea teve o prazer de patrocinar, junto à FEBRAGEO, poderão contribuir para ampliar o aproveitamento das funções dos geoparques, como a educação, a proteção ambiental e cultural e o desenvolvimento sustentável, de modo a contribuir também para evitar tragédias como a de Capitólio, em Minas Gerais, e Altinópolis, em São Paulo. Um verdadeiro inventário científico do país, ricamente ilustrado e comentado, demonstrando o valor da pesquisa para a humanidade, desenvolvendo também o exercício profissional regulamentado”.
O presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juares Samaniego, explana que o Regional de Mato Grosso trabalha na valorização e fortalecimento das entidades de classe do Conselho, e dos profissionais do Sistema Confea/Crea, através do Termo de Fomento do Chamamento Público para o desenvolvimento de projetos de incentivo e aperfeiçoamento das profissões do Sistema Confea/Crea para a realização de eventos, à exemplo do livro Geoparque Chapada dos Guimarães que conta os processos geológicos que formaram o município.
Nos 10 capítulos do livro são apresentadas informações sobre os Geoparques globais, sobre o turismo em Chapada dos Guimarães, as características do meio físico, a biodiversidade, a geologia local, a paleontologia, a espeleologia, a arqueologia e um inventário de 28 geossítios construído pelos pesquisadores. Estas informações são exibidas com ilustrações e fotografias das lindas paisagens de Chapada dos Guimarães, possibilitando assim uma viagem pelo mundo científico e pela história do planeta.
Baixe o e-book no link a seguir: https://www.febrageo.org.br/downloads/livro_chapada_guimaraes.pdf
fonte: FEBRAGEO