Protagonismo social será meta da Fundação Alphaville em 2022

         Intervenções foram presentes da Fundação, para o bairro Jabaraí, em Guarapari, ES…
A instalação de uma lixeira e de uma cobertura de ponto de ônibus mudaram a cena no bairro Jabaraí, e tornou a vida dos moradores um pouco mais organizada em relação à limpeza urbana e mais acolhedora com a proteção na parada do transporte público. A necessidade desses equipamentos foi definida pela própria comunidade durante os encontros entre a população, líderes comunitários, colaboradores e gestores do projeto Convivência que Constrói, baliza e espinha dorsal das atividades de campo da Fundação Alphaville.

A participação direta sociedade nas ações da Fundação não é casual. De acordo com Ricardo Benitez, especialista de Sustentabilidade da Fundação Alphaville, os projetos da instituição priorizam o protagonismo dos moradores em todo o processo de realização. “São as pessoas do local que sabem dizer as necessidades do bairro e o envolvimento da comunidade nas soluções é o que chancela a legitimidade, promove a identidade e garante a continuidade das ações em médio e longo prazo”, explica Benitez.

O conceito do protagonismo social encampado e defendido pela Fundação desde sua criação, há 21 anos, vai além de dar voz e visibilidade aos grupos populacionais muitas vezes esquecidos pelo poder público. A ideia central é colocar nas mãos dessas pessoas o poder de transformar seus ambientes de vivências comuns e, com isso, fortificar a responsabilidade comunitária em torno do que criam e transformam. “Sempre que a Fundação inicia um novo trabalho, há um longo período de tempo dedicado à compreensão do território em questão e os resultados sempre são construídos coletivamente”, destaca o especialista. “Nossa intenção é a de mostrar à comunidade que, junta, pode mobilizar grandes conquistas”, completa. Além da lixeira e da cobertura do ponto de ônibus, que eram demandas prioritárias, está em fase de finalização a pintura da escadaria do Jabaraí, principal acesso à uma escola e à Unidade Básica de Saúde (UBS), e passagem de ligação entre este e outros dois bairros.

Para moradores do bairro Jabaraí, as mudanças implementadas a partir da presença da Fundação Alphaville, geraram mais conforto e bem estar.  “Essas ações despertam nas pessoas a vontade de fazer mais coisas”, completa o comerciante Gilmar Pinheiro, morador e uma das lideranças comunitárias do Jabaraí.

Conscientizar para mudar

Todas as intervenções sociais implementadas pela Fundação Alphaville envolvem atividades colaborativas entre os técnicos da instituição, sociedade civil e população da região de trabalho. Ricardo Benitez ressalta que esse formato de atuação vem do entendimento que instituição tem de que as cidades são feitas pelas pessoas, que não somente conhecem os problemas cotidianos, como as soluções mais eficazes. “Optamos sempre por um processo democrático na aplicação de nossa metodologia que, num primeiro momento, dissolve as naturais resistências quando as pessoas percebem que têm voz ativa naquela causa. Num segundo momento, conseguimos, dessa forma, resultados mais assertivos”, fala Benitez.

Para o Jabaraí, o cronograma de atividades da Fundação para 2022 estuda a implantação de um jardim de chuva, sistema que vai contribuir com a redução de enchentes numa das principais vias do bairro. Também está em andamento o projeto Salvamar, em parceria com um ex-pescador que recicla o óleo das embarcações. Para Camaçari/BA, outra regional de atuação da instituição, o planejamento inclui a conclusão da fase de formação de agricultores familiares na produção orgânica. Também será inaugurado o Programa Jovem Sustentável (PJS), no formato Aprendiz, para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Na regional do Estado de Goiás, a Fundação retoma o PJS-Aprendiz em Aparecida de Goiânia e Trindade. Para o Ceará, está prevista o projeto Se essa tela fosse minha – em homologação pela Lei Rouanet -, para formação de jovens em produção audiovisual. Na regional de Votorantim/SP, segue o apoio ao projeto Tempo de Plantar, voltado para conscientização ambiental.

Em São Paulo, está em estruturação o LIGA, edital de formação para organizações de base na cidade, com o objetivo de desenvolver ações em suas comunidades. “Nossa experiência tem mostrado que a união da iniciativa privada com o setor público tem enorme potencial para transformar realidades sociais desfavoráveis, ao mesmo tempo em que promove desenvolvimento técnico e humano que impactam toda uma comunidade. Somente assim conseguimos atingir nossa missão, que é a de contribuir com cidades mais justas e mais resilientes em todo o país”, pontua Fernanda Toledo, diretora executiva da Fundação Alphaville.

Sobre a Fundação Alphaville

Sediada em São Paulo, mas com atuação em 23 Estados, a Fundação Alphaville – braço social da Alphaville Urbanismo – possui 21 anos de trabalhos realizados junto a comunidades em situação de desfavorecimento social e econômico, seja em áreas próximas aos investimentos da empresa ou não, a partir do estímulo ao protagonismo social. Qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), a Fundação soma mais de 260 projetos implantados, que beneficiaram mais de 500 mil pessoas em todo o Brasil.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Federação de Agricultura do ES pede ao governo medidas de apoio para produtores rurais do Sul

Federação de Agricultura do ES pede ao governo medidas de apoio para produtores rurais do Sul

A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) pede, ao governo estadual, a abertura …