O fato ocorreu após a equipe do Serviço Reservado de Inteligência do 2º Batalhão de Nova Venécia levantar informações de que duas suspeitas teriam embarcado com grande quantidade de drogas em um ônibus de viagem na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com destino ao município capixaba. As informações foram repassadas aos militares da Unidade de Barra de São Francisco, onde por volta das 5h desta quinta-feira o coletivo faria uma parada.
Diante dos fatos, o ônibus foi abordado. As duas mulheres foram identificadas e ao serem questionadas, ambas informaram não estarem carregando malas no bagageiro e que apenas levavam as bolsas de mão, onde foram encontradas cinco buchas de maconha. Foi, então, solicitada a lista de bagagem ao motorista, que prontamente colaborou com o trabalho policial, sendo constatado que, de acordo com o número de identificação das passageiras, haviam sim malas das suspeitas no coletivo, sendo encontrados os 61 tabletes de maconha, que pesavam aproximadamente 50kg.
As mulheres confessaram que estavam levando o entorpecente para Nova Venécia, onde seria entregue no terminal rodoviário a um desconhecido. Ainda, foi constatado pela guarnição que uma das suspeitas apresentou uma identidade falsa, que na verdade pertencia a uma irmã dela. As duas foram detidas e encaminhadas à Delegacia Regional de Barra de São Francisco.