Samarco completa um ano

Samarco completa um ano de retomada

Após solicitação de entrevista feita por nós do Direto Notícias, a mineradora informou estar sem porta voz nesse momento, e nos adiantou as informações abaixo, para que fossem publicadas:

A Samarco completou um ano da retomada gradual em dezembro de 2021, operando com 26% de sua capacidade produtiva. Neste período, a empresa alcançou a produção de 7,87 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro. Foram realizados 73 embarques para os mercados interno e externo.

A previsão da empresa é que um segundo concentrador possa ser reiniciado até 2026 para atingir um ritmo de produção de aproximadamente 14-16 Mtpa. O reinício do terceiro concentrador deverá ocorrer até 2029, alcançando uma escala de produção de cerca de 24 Mtpa.  

A Samarco retornou sem a utilização de barragens e utiliza novas tecnologias mais seguras e um novo sistema de disposição de rejeitos, conforme o seu propósito de fazer uma mineração diferente, mais segura e sustentável.

Mesmo retornando com 26% da capacidade produtiva, a empresa contribui significativamente com as economias municipais, dos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais e do Brasil, por meio da arrecadação de tributos, aquisição de bens, serviços e materiais, do fomento em sua cadeia de valor e da geração de postos de trabalho. Para este ano, a previsão de investimentos é de R$ 1,2 bilhão, para sustentação do negócio e da infraestrutura geotécnica.

Enfim, a esperança de muitos em Guarapari, Anchieta e ES, é do retorno total e absoluto da empresa. Como era antes do desastre ambiental. A economia ainda está abalada e as cidades capixabas continuam em um recesso sem fim, causado pelos maus políticos, que fazem questão de não gerar empregos no estado.

Tudo é política e 2022 é ano de mudança. Tudo dependerá do seu voto consciente, esse ano.

Sobre Direto Noticias

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto. https://diretonoticias.com.br - Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes.

Veja Também

Samarco recebe prefeito de Mariana no Complexo de Ubu

A Samarco recebeu o prefeito de Mariana, Juliano Duarte, secretários e vereadores do município no …

Um comentário

  1. Que essa retomada seja cada dia mais abençoada. Uma empresa que fez muita falta quando estava desativada.