fbpx

Estratégias para formar uma geração leitora

            No Dia Mundial do Livro, coordenadora pedagógica dá dicas de como incentivar esse hábito desde a infância.

Ler estimula a imaginação, amplia o conhecimento e desenvolve habilidades orais e expressivas. Seja para crianças seja para adultos, o hábito traz diversos benefícios. Por isso, lembrando do Dia Mundial do Livro, comemorado em 23 de abril, a coordenadora da Educação Infantil do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Maria Telma Berno Mattos, deixa dicas simples para formar uma geração leitora.

A primeira orientação é deixar a leitura acessível. “Os livros precisam estar presentes nos espaços em que as crianças circulam. Além disso, elas devem ser orientadas a cuidarem bem, mas não serem proibidas de manusear. Para isso, disponibilize obras resistentes para os menores e jamais associe a leitura a situações em que a criança está sendo corrigida”, sugere.

Outra estratégia é a criação de grupos de leitura, troca e discussão de livros, além do chamado amigo-livro. “A ação pode ser feita na escola, no condomínio, entre primos e em datas comemorativas. Estimule também os filhos a presentear com livros para valorizar a literatura e estimular a prática entre os colegas”, comenta.

Por aprenderem muito pelo exemplo, é interessante, segundo Telma, que os filhos vejam os pais lendo em casa. “Leiam juntos. Promovam momentos de contação de histórias. Isso, além de formar uma geração leitora, rende bons papos em família e aumenta os vínculos afetivos, o que é sempre muito bom”, aposta a coordenadora.

 

fonte: Tríade Comunicação

Sobre Direto Noticias

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto. https://diretonoticias.com.br - Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes.

Veja Também

Companhia aérea revela beliches

Companhia aérea revela beliches para passageiros da classe econômica

Dormir no avião deve ficar mais acessível, mas é em beliche. A Air New Zealand …