Ler estimula a imaginação, amplia o conhecimento e desenvolve habilidades orais e expressivas. Seja para crianças seja para adultos, o hábito traz diversos benefícios. Por isso, lembrando do Dia Mundial do Livro, comemorado em 23 de abril, a coordenadora da Educação Infantil do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Maria Telma Berno Mattos, deixa dicas simples para formar uma geração leitora.
A primeira orientação é deixar a leitura acessível. “Os livros precisam estar presentes nos espaços em que as crianças circulam. Além disso, elas devem ser orientadas a cuidarem bem, mas não serem proibidas de manusear. Para isso, disponibilize obras resistentes para os menores e jamais associe a leitura a situações em que a criança está sendo corrigida”, sugere.
Outra estratégia é a criação de grupos de leitura, troca e discussão de livros, além do chamado amigo-livro. “A ação pode ser feita na escola, no condomínio, entre primos e em datas comemorativas. Estimule também os filhos a presentear com livros para valorizar a literatura e estimular a prática entre os colegas”, comenta.
Por aprenderem muito pelo exemplo, é interessante, segundo Telma, que os filhos vejam os pais lendo em casa. “Leiam juntos. Promovam momentos de contação de histórias. Isso, além de formar uma geração leitora, rende bons papos em família e aumenta os vínculos afetivos, o que é sempre muito bom”, aposta a coordenadora.
fonte: Tríade Comunicação