Seu pet engasgou? Mantenha a calma e siga o passo a passo dos primeiros socorros

            Médica veterinária da Una Itabira ensina como socorrer seu animalzinho…
O bem-estar do animal de estimação é uma das principais preocupações de quem tem pets. Os tutores de um cãozinho ou gatinho preocupam com as vacinas, com uma alimentação adequada- boa ração ou alimentação natural prescrita por um médico veterinário, com banhos, em locais registrados e com a presença de responsável técnico médico veterinário, passeios e enriquecimento ambiental.

Apesar de todo cuidado, muitas vezes os tutores podem ser surpreendidos por situações como brigas, engasgos, quedas e intoxicações que podem colocar em risco a vida dos animaizinhos. “A primeira coisa é manter a calma, pois o animal costuma ficar nervoso diante de uma situação acidental como, por exemplo, um engasgo. E saber colocar em prática algumas manobras de primeiros socorros podem salvá-lo”, diz Bárbara Silveira Costa, coordenadora do curso de medicina veterinária da Una Itabira, instituição integrante do Ecossistema Ânima Educação.

De acordo com Bárbara Silveira, o importante em situações assim é levar o animal imediatamente para atendimento de um médico veterinário. “Essas dicas são para o caso da pessoa, de imediato, ter dificuldade em levar seu pet para um profissional. Porque com algumas manobras é possível ajudar seu animal, mas, logo em seguida, a recomendação é levá-lo para ser examinado”, ressalta Bárbara.

Conheça agora algumas dicas para ajudar você a se preparar para imprevistos com seu pet.

No caso de engasgamento: 

Abra a boca do seu animalzinho e tente tirar o objeto com a mão. Se ele tentar morder ou não colaborar, mude a estratégia: dê um tapa nas costas, entre as omoplatas. Se o animal for pequeno, vire-o de cabeça para baixo e o sacuda pelas pernas. Mantenha a calma, fale tranquilamente e evite movimentos muito bruscos. Envolva-o em uma toalha ou cobertor. Isso facilita o transporte e evita que ele o machuque com as patas.

No caso de envenenamento:

Nesses casos, é preciso ser rápido: 20 minutos é o tempo para o veneno entrar na corrente sanguínea. Tenha sempre em mãos carvão ativado. Use seringa sem agulha para administrar pequenas doses de carvão ativado diluído em água. Tente coletar uma amostra do que o animal ingeriu para levar ao médico veterinário imediatamente.

“O ideal é deixar todo material de limpeza fora do alcance dos animais; não utilizar iscas de veneno sem orientação profissional; recolher peças pequenas espalhadas pela casa para evitar que ele engasgue e dar brinquedos próprios para pets. Ter em mãos itens que fazem parte dos primeiros socorros, como seringas sem agulha e  carvão ativado podem salvar seu animal até conseguir atendimento médico  veterinário”, orienta a médica veterinária Bárbara Silveira.

Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.

Una, sua parceira de vida. Quer saber mais sobre a Una, acesse: www.una.br ou https://instagram.com/unaitabira

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 310 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil.

Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação –parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

 

fonte: Rede Comunicação

Sobre Direto Noticias

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto. https://diretonoticias.com.br - Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes.

Veja Também

Documento apresenta parâmetro para que gestores levem Internet adequada às escolas públicas

Qual a velocidade de banda larga ideal para garantir a realização de atividades pedagógicas nas …