Livros infantis ensinam sustentabilidade de forma lúdica e divertida

Nos dias atuais, falamos muito sobre Meio Ambiente e a importância de atuar de forma consciente e sustentável. Porém, mais importante do que falar, é agir. E qual instituição melhor que a escola para fomentar ações de sustentabilidade?

Há pequenas atitudes que podem ser adotadas rapidamente pelas instituições de ensino e pelos alunos, que certamente irão deixar o ambiente mais colaborativo e alinhado aos novos tempos e, consequentemente, vão melhorar o planeta para a geração futura.

Pensando em fortalecer ainda mais o senso de responsabilidade e o papel cidadão de cada estudante, consolidando diretrizes importantes previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentamos abaixo os livros da escritora Isa Colli sobre o tema.

A Nuvem Floquinho – mostra que a água é o combustível que movimenta o motor de todos os seres vivos e deve ser cuidada de modo consciente. Devemos seguir o exemplo de Floquinho que, diante dos desperdícios de água no planeta e da poluição das reservas naturais, adotou medidas essenciais para a sobrevivência da Terra. De forma lúdica, a história desperta o interesse pela preservação ambiental e alerta os perigos da poluição para toda a humanidade.

Rio Grinalda – fala sobre poluição dos rios, alerta para a degradação ambiental e a importância da reciclagem. Nesta história, os bichos ensinam como agir diante de situações de depredações e falta de cuidado com a natureza. O livro mostra a importância da ecologia, da amizade e do trabalho em grupo.

Reino do tempo –  O livro leva a criançada para um mundo comandado pelas estações do ano, que são as protagonistas da história. A obra traz a consciência do tempo de maneira lúdica e divertida, ensinando às crianças a importância de manter o equilíbrio entre as estações do ano.

Árvore Dourada – ensina a valorizar as coisas simples do dia a dia, como o contato com a natureza. O livro narra o despertar do menino Juca para as belezas da vida. E foi durante um passeio, onde avistou um pomar com diversidade de frutas, que o garoto embarcou em uma aventura imaginária e muito educativa.

A Fazendinha – mostra o aprendizado da menina Valentina e seus amigos num dia de passeio no campo. O título ensina à criançada a importância dos alimentos orgânicos e alerta para os riscos do uso indiscriminado de agrotóxicos.

Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia – conta a história de duas abelhinhas que percebem uma área completamente devastada pelos humanos na floresta onde vivem. Preocupadas, partem rumo à Floresta Amazônica em busca da ajuda de animais especializados em reflorestamento. Lá, descobrem que a própria espécie está ameaçada de extinção.

Vivene e Florine no fundo do mar – depois de fazer sucesso com a criação de coloridos e saborosos pirulitos e de mobilizar a bicharada contra o desmatamento, as abelhinhas Vivene e Florine partem em busca de novas experiências ao redor da aldeia Moinho. Nesta aventura, elas realizam o sonho de conhecer o fundo do mar. Passam por um longo curso de mergulho para participar de uma excursão programada pelos peixes da região. Em um dia incrível, vivem muitas aventuras, mas também se deparam com lixo deixado pelos humanos e decidem agir. Será que elas conseguirão mobilizar voluntários nesta missão?

Os títulos são voltados à responsabilidade social e sustentabilidade, atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Os conteúdos literários podem ser explorados nas disciplinas de literatura, língua portuguesa, ciências e geografia. E ainda podem ser trabalhados nos seguintes temas transversais: meio ambiente, vida coletiva, diálogo, responsabilidade, ética, trabalho e cidadania.

Os livros vêm acompanhados de material pedagógico para ajudar na elaboração das atividades em sala de aula.

Todos os livros da editora podem ser encontrados facilmente no Brasil, na Europa, e no mundo todo nos principais sites de e-commerce no formato impresso e e-book. Seguem alguns exemplos de lojas: Amazon, Wook, Fnac, Americanas, Submarino, entre outros. Para mais informações acessem o site www.collibooks.com.br

fonte: Ferraz Comunicação

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Idosa descobre bebê calcificado em seu ventre e morre após cirurgia

Idosa descobre bebê calcificado em seu ventre e morre após cirurgia

Uma senhora de 81 anos foi ao médico na cidade de Ponta Porã (MS) e …