10 profissões que podem sumir

10 profissões que podem sumir no Brasil por causa da tecnologia

            Segundo pesquisadores, cerca de 58,1% dos empregos no país podem desaparecer entre 10 e 20 anos por causa da automação. Saiba quais profissões estão em risco e quais são as mais protegidas!

Será que a sua profissão está com os dias contados no Brasil? Talvez. Isso porque, segundo pesquisadores brasileiros, 58,1% dos empregos no país podem desaparecer entre 10 e 20 anos por causa da automação.

Mas calma. O objetivo do estudo não é criar uma onda de pânico, mas servir de alerta ao indicar que novas tecnologias podem substituir grande parte dos empregos brasileiros.

Segundo os pesquisadores, é “por meio de políticas efetivas” que o país pode aliviar ou “até mesmo evitar, a perda maciça de empregos devido à automação, nas próximas décadas.”

Outro dado da pesquisa é que o setor de trabalho informal tem maior probabilidade de ver seus empregos serem substituídos por máquinas do que os que têm carteira assinada. Mas afinal, será que o seu está na lista? Confira abaixo:

10 profissões que podem acabar 

Diante do levantamento, a BBC News Brasil, pediu aos pesquisadores da ISE Business School e Consultoria IDados que levantassem as 10 áreas com maiores chances de acabar e as 10 com menor probabilidade de sumir por causa da tecnologia. Confira:

  1. Operadores de entrada de dados (digitador) – 99%
  2. Profissionais de nível médio de direito e afins (assistente) – 99%
  3. Agentes de seguros – 99%
  4. Operadores de máquinas para fabricar equipamentos fotográficos – 99%
  5. Vendedores por telefone – 99%
  6. Despachantes aduaneiros – 99%
  7. Contabilistas e guarda livros – 98%
  8. Secretários jurídicos – 98%
  9. Condutores de automóveis, táxis e caminhonetes – 98%
  10. Balconistas e vendedores de lojas – 98%

É importante ficar de olho nas áreas que têm maiores chances de serem automatizadas para que você possa ficar um passo à frente. Por exemplo, se a sua profissão está na lista, você precisa buscar formas de se atualizar na sua área. Afinal, por mais que as automações substituam profissões, será necessário pessoas que desenvolvam e utilizem as tecnologias.

 

fonte: .StartSe

Sobre Direto Noticias

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto. https://diretonoticias.com.br - Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes.

Veja Também

Qatar 2022: Inteligência Artificial

Qatar 2022: Inteligência Artificial será a estrela da Copa do Mundo?

A Copa do Mundo 2022 utilizará a inteligência artificial para tornar mais eficientes e rápidas …