5 vantagens de usar o WhatsApp para formalizar termos e acordos

              Especialista em tecnologia, Michael Bernstein, fundador e CTO da Clicksign, explica o Aceite via WhatsApp, nova ferramenta disponibilizada pela plataforma

A transformação digital passa por diversos setores brasileiros e tem como principal objetivo otimizar processos, antes bem mais morosos, quando realizados presencialmente, desde compras em lojas e supermercados até assinaturas de documentos e contratos. Com isso, diversas soluções de automatização e digitalização de processos entraram na rotina das empresas no intuito de simplificar as demandas.

Essa migração aconteceu de forma mais acelerada durante e após a pandemia da Covid-19, como revela a 33ª edição da Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, da Fundação Getulio Vargas (FGV). De acordo com o levantamento, o avanço do investimento das empresas em tecnologias da informação (TI) no Brasil foi expressivo: nos últimos 34 anos, ele cresceu 6% ao ano, passando de 1,3% em 1988 para 8,7% em 2021/22.

Como um aliado a essa tendência, o WhatsApp, presente na tela inicial de 54% dos smartphones, conforme a pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil”, é um canal que agiliza a troca de informações e formalizações entre empresas e clientes.

O especialista em tecnologia e um dos idealizadores da formalização de acordos e termos via WhatsApp, Michael Bernstein, fundador e CTO da Clicksign, empresa brasileira pioneira em fornecer tecnologia para assinaturas eletrônicas e digitais, aponta cinco vantagens da plataforma de mensagens:

1 – Rapidez e praticidade

Acusar recebimento de algum documento, acordar um novo fee mensal de prestação de serviços ou pedir a autorização de pais/responsáveis para um passeio da escola. Todas essas podem ser situações que demandavam uma assinatura em uma agenda ou documento físico ou uma troca de e-mails antes do Aceite via WhatsApp. Hoje, com o WhatsApp, as mesmas atividades podem ter seu conteúdo validado por um destinatário direto no app, em poucos cliques, com a segurança do registro da Clicksign.

2 – Vantagem competitiva para empresas

Ao potencializar a atuação no modelo digital, a loja/empresa deve incluir novas formas de comunicar e formalizar processos com os clientes. Soluções inovadoras via WhatsApp geram interação e aderência de uso junto ao cliente, fortalecendo ainda mais o relacionamento e diminuindo atritos. Além disso, o Aceite via WhatsApp foi pensado para registrar aceites de conteúdos curtos, que exigem menos complexidade para as partes e dispensam a formalidade de um documento cheio de itens.

3 – Entrega versátil

A formalização de termos e acordos pelo app de mensagens entrega versatilidade no compartilhamento de diversos tipos de conteúdo e atende a muitos públicos, desde lojas de departamentos, empresas de telecomunicações, escolas, faculdades, etc.

4 – Economia de tempo e recursos

O modelo elimina gastos com impressão, papel e transporte, além de acelerar em até 90% o tempo total da operação, sem a necessidade do cliente ser redirecionado para outro ambiente digital como o e-mail, por exemplo. Além disso, o registro do aceite pela Clicksign, um terceiro de confiança e imparcial, confere maior segurança ao que foi aceito pelo destinatário.

5 – Validade e respaldo jurídico

O Aceite via WhatsApp, tal como uma assinatura comum de documentos, dispõe de todos os requisitos técnicos para inferência da validade jurídica do conteúdo aceito. Isso porque, no decorrer do trâmite, há a coleta de provas da identidade do destinatário (que é quem dá o aceite), que podem ser utilizadas para confirmar a validade jurídica da validação. O resultado é o registro formal do conteúdo aceito, que corrobora para as provas contextuais que comprovam a realização do acordo e fortalece a segurança da transação. Um advogado deve ser consultado.

Sobre a Clicksign:

Empresa brasileira pioneira em fornecer tecnologia para assinaturas eletrônicas e digitais, a Clicksign une agilidade e segurança para melhorar a experiência de empresas e seus clientes e fornecedores. Com uma década de operação, a empresa foi acelerada por fundos como Astella, Redpoint eventures e Harvard Business School. Com soluções que utilizam tecnologia de ponta para garantir validade jurídica nos documentos assinados pela internet, a empresa leva, além de segurança, simplicidade e facilidade nos processos.

fonte: PINe PR

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

TVs com Tecnologias Incríveis para Você Curtir Partidas Esportivas

TVs com Tecnologias Incríveis para Você Curtir Partidas Esportivas

Está se aproximando o momento mais aguardado do ano para entusiastas de esporte – com …