82 anos de ABNT: desenvolvimento tecnológico, econômico e social do País

                   Já são mais de 9 mil normas técnicas publicadas garantindo que cada vez mais produtos, processos e serviços sejam ofertados com segurança e qualidade

No dia 28 de setembro de 2022, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) celebra 82 anos de fundação. Durante esse período, a entidade privada e sem fins lucrativos foi responsável pela elaboração de mais de 9 mil Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores, o que representa um crescimento de 8,5% em relação ao mesmo período de 2021. Além dos 785 documentos produzidos em mais de 24 mil páginas, que tiveram acréscimo de 55% nos últimos dois anos.

“As normas estão presente no cotidiano dos brasileiros e têm papel significativo para a economia e sociedade. Do cimento utilizado na construção ao circuito de um computador, os documentos normativos, elaborados por 237 Comitês Técnicos, sob gestão pela ABNT, fornecem a base necessária para o desenvolvimento tecnológico do País”, afirma o presidente da ABNT, Mario William Esper.

Como representante oficial no Brasil da Organização Internacional da Normalização — em inglês, International Organization for Standardization (ISO), a ABNT tem promovido inúmeras ações para ampliar a participação na normalização internacional.

A ABNT alcançou reconhecimento internacional, ocupando espaços cada vez mais importantes na ISO e participando como protagonistas da criação da normalização global sobre ESG, que está sendo desenvolvida em parceria com Reino Unido e Canadá e das primeiras normas técnicas de métrica de desmatamento e de requisitos e procedimentos básicos para combate a incêndios florestais.

A entidade está à frente de temas sensíveis aos brasileiros como acesso a água, energia e saneamento, destinação de resíduos sólidos, economia circular, proteção ao meio ambiente, cidades e comunidades sustentáveis, igualdade de gênero e governança, a exemplo da norma anticorrupção.

No momento do enfrentamento da pandemia, com rapidez e ineditismo, em menos de um mês a ABNT contribuiu por meio de Práticas Recomendadas com a disseminação de informações e orientações para a indústria e a sociedade em geral sobre máscaras de proteção e ventiladores pulmonares, por exemplo.

Em menos de dois anos, esse novo sistema de normalização mais ágil, já geramos 24 diferentes documentos que hoje são referências para governo, empresas e sociedade, fornecendo orientações para áreas que vão da saúde, construção civil e até combate aos incêndios florestais.

Certificação

Desde 1950, a ABNT atua também na avaliação da conformidade e dispõe de mais de 400 programas para certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental, além de inúmeros acordos de cooperação firmados com instituições públicas e privadas.

Entre eles destaque para a certificação da primeira Cidade Inteligente do Brasil, São José dos Campos, com base em três normas ISO e verificando 276 indicadores relacionados a setores como serviços urbanos e qualidade de vida. Apenas 79 municípios no mundo possuem esse tipo de certificação como cidades inteligentes.

A ABNT é também uma das certificadoras pioneiras do programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e certificou na safra 21/22, fazendas no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão. A certificação é o passaporte para o mercado globalizado cada vez mais pressionado pelas exigências do consumidor consciente que pretende deixar um mundo melhor para as futuras gerações e que para isso busca além da qualidade e preço justo.

“Foram muitas as conquistas e desafios enfrentados nas últimas décadas e que nos motivam em seguir adiante orientados pelo compromisso de inovar e garantir que produtos, processos e serviços sejam ofertados com segurança e qualidade preservando empregos, gerando renda e apoiando o desenvolvimento econômico e social do Brasil.”, finaliza o dirigente.

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

 

fonte: FSB Comunicação

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Advogada esclarece que herdeiros não são responsáveis pelas dívidas de um falecido

Advogada esclarece que herdeiros não são responsáveis pelas dívidas de um falecido

A sucessão é um processo inevitável que ocorre após a morte de uma pessoa, envolvendo a …