Como usar a comunicação não verbal em uma entrevista

Como usar a comunicação não verbal em uma entrevista

         Como usar a comunicação não verbal em uma entrevista

Enquanto estiver em uma entrevista de emprego, você pode pensar que, se tiver as melhores respostas para as perguntas da entrevista, você conseguirá o emprego, mas isso não é necessariamente o caso. Grande parte do sucesso de suas respostas é realmente a comunicação não-verbal.

Portanto, isso inclui sua linguagem corporal e o que é conhecido como “paralinguagem” – os elementos de sua fala além das palavras, como sua entonação, velocidade de fala, pausas, suspiros e expressões faciais. A comunicação não-verbal também inclui o seu traje e higiene.

Em primeiro lugar, a comunicação não verbal é tão importante quanto a comunicação verbal. O entrevistador estará observando sua comunicação não verbal, durante toda a entrevista. Se suas habilidades de comunicação não verbal não estão razoáveis, não importa o quão bem você responda às perguntas.

A importância da comunicação não verbal

A comunicação não verbal importa, assim que você entra pela porta da empresa. Se você vier a uma entrevista cheirando a fumaça de cigarro ou chiclete, você já terá um golpe contra você. Perfume exagerado ou desodorante insuficiente, também não ajuda muito.

Não estar vestido adequadamente ou ter sapatos rasgados lhe dará mais desvantagens. Falar no seu celular ou ouvir música enquanto espera para ser chamado para a entrevista pode ser muito prejudicial.

Quando você está participando de uma entrevista em vídeo, é importante ter um comportamento profissional e com poucas distrações. Portanto, sua postura profissional será avaliada, como em uma entrevista presencial.

O que é importante na entrevista para parecer profissional, atencioso e confiante durante todo o processo de entrevista?

Como se preparar

Lembre-se de que a imagem que o entrevistador tem de você, quando o vê pela primeira vez, é a que fica. Se você é desleixado ou confuso, não importa responder bem às perguntas da entrevista. Você não vai conseguir o emprego.

Acima de tudo, ao treinar para uma entrevista, trabalhe em sua comunicação não verbal e suas outras habilidades de entrevista. Ou seja, isso pode ser o que vai garantir o emprego a você. Você pode praticar com um amigo ou com um treinador de entrevistas, que realize uma entrevista simulada, lhe dando feedback imediato. Você também pode filmar a si mesmo e rever a sua comunicação não verbal depois.

Antes de mais nada, ao sair para a entrevista, certifique-se de estar vestido profissionalmente. Se está bem preparado, com sapatos polidos e se você não exagerou no perfume ou no pós-barba.

Nota

Para aumentar suas chances de causar uma boa impressão durante uma chamada de vídeo, há certos erros que você deve evitar antes e durante a entrevista.

O que levar em uma entrevista

Há coisas que você deve trazer com você para a entrevista e coisas que você precisa deixar em casa. Portanto, seguir os conselhos nas listas abaixo ajudará a melhorar sua comunicação não verbal:

  • Portfólio ou uma cópia do seu currículo e uma lista de referências;
  • Amostras de trabalho (se relevante);
  • Bloco de notas e caneta.

O que não levar a uma entrevista

  • Telefone celular;
  • Cigarros;
  • Soda ou café;
  • Sapatos e roupas bagunçadas, ou não tão limpas.

Enquanto você espera

Em resumo, a maneira como você se senta no saguão, a maneira como você cumprimenta a recepcionista e o entrevistador, e a maneira como você espera, terão impacto sobre sua contratação ou não, para o trabalho. Seja amigável e agradável, mas não arrogante. Portanto, se você precisar esperar, sente-se em silêncio (sem telefonemas) e seja paciente.

Comunicação não-verbal durante a entrevista

  • Faça contato visual com o entrevistador por alguns segundos de cada vez;
  • Sorria e acene com a cabeça (em momentos apropriados) quando o entrevistador estiver falando, mas não exagere. Não ria a menos que o entrevistador faça primeiro;
  • Seja educado e mantenha um tom uniforme para o seu discurso. Não fale muito alto ou fique muito quieto;
  • Não se deslize pela cadeira;
  • Relaxe e incline-se um pouco na direção do entrevistador, para que você pareça interessado e envolvido;
  • Não se incline para trás. Você vai parecer muito casual e relaxado;
  • Mantenha os pés no chão e para trás, contra a parte inferior da parte traseira da cadeira;
  • Preste muita atenção no entrevistador. Tome nota, se estiver preocupado se não vai se lembrar de algo;
  • Ouça;
  • Não interrompa;
  • Mantenha a calma. Mesmo que você tenha uma experiência ruim em uma posição anterior ou tenha sido demitido, mantenha suas emoções para si mesmo e não mostre raiva ou franzir de testa;
  • Não sabe o que fazer com as mãos? Segure uma caneta e seu bloco de notas ou descanse um braço na cadeira ou no colo, para que você fique confortável. Não deixe seus braços voarem ao redor da sala, quando estiver em entrevista.

Comunicação não-verbal no final da entrevista

Enfim, antes de sair da entrevista, não deixe de dar ao entrevistador, outro aperto de mão e um sorriso. Na saída, diga adeus à recepcionista ou a qualquer outra pessoa, com quem você falou durante a entrevista.

Além disso, sua comunicação verbal também é importante. Não use gírias. Fale com clareza e certeza. Lembre-se de suas boas maneiras e agradeça ao entrevistador, pela atenção dele, dada a você.

fonte: the balance

tradução: Ary Ribeiro

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Dicas para empreender em Portugal

Dicas para empreender em Portugal

Portugal tem se destacado como um destino atrativo para empreendedores estrangeiros, mas iniciar um negócio …