Tremores no RS: Geólogo Tranquiliza População Após Eventos Sísmicos

Tremores no RS: Geólogo Tranquiliza População Após Eventos Sísmicos

                        O geólogo Caio Torques lembrou ocorrências semelhantes após fortes chuvas nos anos de 2008, 2010 e 2023.

Caxias do Sul, um município situado na região da Serra Gaúcha, RS, viu-se surpreendido por dois tremores de terra na madrugada desta segunda-feira, dia 13 de maio. Os abalos, avaliados em 2,3 graus na escala Richter, sacudiram a cidade em dois momentos distintos: às 2h58 e 3h03. Os impactos foram sentidos em quatro bairros: Jardim América, Universitário, Madureira e Pio X. Em resposta à inquietação da população, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente emitiu uma nota tranquilizadora, assegurando que não há riscos iminentes para a segurança dos cidadãos.

Além dos eventos em Caxias do Sul, outros dois tremores foram registrados na região. O primeiro, de magnitude 2,4, foi detectado às 1h48 em Bento Gonçalves. O segundo, também de 2,4 graus, ocorreu em Pinto Bandeira às 2h37. Tais dados foram prontamente compartilhados pelo Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB).

O diretor de Gestão Ambiental da secretaria, o respeitado geólogo Caio Torques, elucidou que tais fenômenos são resultado das acomodações naturais das camadas rochosas subterrâneas, um processo já observado em anos anteriores. Torques fez referência a eventos similares ocorridos em Caxias do Sul nos anos de 2008, 2010 e 2023, demonstrando um padrão recorrente.

O especialista destacou ainda que as chuvas abundantes das últimas duas semanas podem ter contribuído para a intensificação dessas acomodações, devido à lubrificação causada pelo excesso de água. No entanto, ele reforçou que tais eventos não representam uma ameaça significativa de destruição e que os residentes podem permanecer tranquilos. “Até o momento, não identificamos nenhum grande deslizamento de terra nas proximidades dos locais onde os tremores foram sentidos”, assegurou o geólogo em um comunicado divulgado pela Prefeitura.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Porto Vitória x Rio Branco

Porto Vitória vence o Rio Branco por 3 a 1

  O Direto Notícias estava presente no Kleber Andrade, Cariacica, este sábado (18) para cobrir …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *