Movimento I.R. do BEM: Transformando Impostos em Impacto Social

Movimento I.R. do BEM: Transformando Impostos em Impacto Social

            foto: Renato Paixão – Movimento conscientiza sobre direito ainda desconhecido por muitos contribuintes
O movimento I.R. do BEM, idealizado pelo advogado Renato Paixão há uma década, tem como propósito fomentar a cultura de doação do Imposto de Renda entre os brasileiros, um direito ainda pouco conhecido por muitos contribuintes. Anualmente, é possível destinar até 6% do imposto devido ao governo para ações sociais e culturais, sem nenhum custo adicional para o contribuinte. Esse valor é direcionado para projetos socioculturais escolhidos pelo próprio cidadão. Além disso, garante a restituição integral do investimento ou a possibilidade de abatimento, no montante do imposto a ser pago.

Os projetos apoiados pelo I.R. do BEM são previamente aprovados pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e pela Lei de Incentivo ao Esporte. Portanto, viabilizando recursos para entidades que dependem desses apoios para manter suas atividades e ampliar seu impacto social. A contribuição dos cidadãos não apenas possibilita a realização de iniciativas culturais, mas também promove a geração de empregos em diversas áreas, como teatro, por exemplo, envolvendo costureiras, pintores, sonoplastas, entre outros profissionais.

Atualmente, mais de 300 projetos aguardam pela captação de recursos na plataforma do I.R. do BEM, aguardando para sair do papel e transformar a vida de milhares de pessoas, tanto de forma direta quanto indireta. Através da plataforma, os contribuintes podem escolher quais projetos desejam apoiar. Ademais, calcular o valor a ser destinado e acompanhar o impacto de sua contribuição no desenvolvimento dessas iniciativas e das pessoas envolvidas. Com apenas dois minutos de dedicação, é possível fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Ou seja, torna-se uma questão de cultura, participar do I.R. do BEM.

Responsabilidade Social

Essa iniciativa não apenas democratiza o acesso à cultura e ao esporte, mas também fortalece o senso de responsabilidade social dos cidadãos, incentivando-os a contribuir para o bem-estar da sociedade de forma ativa e consciente. Por fim, com a disseminação dessas informações e a adesão crescente ao movimento I.R. do BEM, é possível promover uma mudança significativa. Isto é, na forma como a sociedade enxerga o papel da tributação e seu impacto positivo na construção de um país mais justo e igualitário.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Reforma Tributária: 18 Profissões Terão Redução na Alíquota de Tributação

Reforma Tributária: 18 Profissões Terão Redução na Alíquota de Tributação

A reforma tributária trará uma redução de 30% na alíquota dos tributos para 18 profissões …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *