Namoro é Fase de Teste para Finanças

Namoro é Fase de Teste para Finanças

                      Planejador financeiro explica que é importante prestar atenção em atitudes, propósitos e formas de lidar com dinheiro
O Dia dos Namorados está chegando e, além de ser uma data a comemorar, quem tem um amor precisa estar atento a algumas questões, inclusive financeiras.

Segundo Thiago Martello, fundador da Martello EF, empresa que abocanhou investidores no programa Shark Tank Brasil ao oferecer uma metodologia própria, é na fase do namoro que muitas atitudes relacionadas ao dinheiro podem ser avaliadas. “O namoro deve ser considerado um período para a pessoa avaliar como o parceiro lida com dinheiro. Se ele ou ela costuma poupar, se gasta de forma controlada ou excessiva, se faz dívidas ou não”, exemplifica.

Para o especialista, é muito comum que as pessoas não deem a devida atenção a atitudes que acontecem durante o namoro porque acreditam que elas não fazem muita diferença. “O problema é que aquilo que acontece enquanto os parceiros moram em casas separadas pode ter um peso muito maior quando eles decidem casar ou morar juntos. Quando isso acontece, pode ser bem mais complexo lidar com um parceiro que gasta de forma desmedida ou que é avarento demais”, afirma.

Martello também sugere que os namorados prestem atenção aos propósitos, metas e ambições do ser amado. “Se você é alguém que quer ter sucesso e luta para conseguir uma vida melhor, mas está com alguém que não tem ambição alguma, por exemplo, isso pode ser bem complicado ao longo do tempo. Vale a pena observar com atenção as atitudes do outro e avaliar se elas farão sentido em um casamento”, sugere.

O planejador financeiro explica que, para o amor dar certo financeiramente falando, os parceiros não precisam necessariamente ter a mesma forma de lidar com dinheiro, pelo contrário. “Muitas vezes, quando um é gastador demais e o outro é muito poupador, pode haver um equilíbrio saudável. É fundamental, porém, que ambos tenham um propósito comum de evoluir financeiramente. O namoro é uma fase para observar, experimentar e traçar metas que, adiante, poderão ser concretizadas em parceria”, diz.

Ele também alerta que a fase do namoro não deve ser usada para tomar para si responsabilidades financeiras do outro. “Não é recomendável, por exemplo, permitir o uso do nome para o outro pegar dinheiro emprestado e nem se deve pagar para o outro pensão dos filhos, dívidas ou coisas do tipo. É um momento de observar para que, estando tudo certo, o casal possa de fato compartilhar e crescer juntos adiante”, finaliza.

Confira a quê, segundo Thiago Martello, é preciso prestar atenção no namoro quando se trata de dinheiro:

  • Observe se o seu parceiro ou parceira busca alternativas para ganhar dinheiro e/ou aumentar a receita, ou se normalmente fica em uma zona de conforto e não se preocupa muito com isso.
  • Avalie como é a forma de gastar dele ou dela. Os gastos são feitos de forma planejada ou por impulso? Seu amor costuma gastar demais ou é mais comedido?
  • Ele está endividado? Por que razão?
  • Ele pensa no futuro? Se preocupa em ganhar pelo menos uma parte do que ganha?

Sobre Thiago Martello

Planejador Financeiro, fundador da Martello Educação Financeira, Administrador de Empresa com Pós em Finanças pela FGV, Assessor de Investimentos pela CVM, Especialista em Investimentos ANBIMA, Corretor de Vida e Previdência pela Susep. Embaixador da APOEF (Associação de Profissionais, Orientadores e Educadores em Finanças). Thiago começou a lidar com educação financeira na prática aos nove anos de idade, ao iniciar seu primeiro empreendimento vendendo balas em semáforos da zona leste de São Paulo. De lá para cá, venceu uma série de desafios. Ele se tornou bacharel em Administração e pós-graduado em Gestão Financeira pela FGV,  passou a empreender através da Martello Educação Financeira, atendeu mais de 1.000 pessoas com base na metodologia DESPLANILHE-SE de sua própria autoria, e se tornou autor do livro que leva o mesmo nome.

Thiago Martello também participou da versão brasileira do Shark Tank Brasil, o maior programa de empreendedorismo do mundo. Atualmente, ele fala semanalmente, como especialista, para vários veículos da imprensa, entre eles: O Globo, Estadão, SBT, Folha de São Paulo, Jovem PAN, CNN e outros. Para saber mais, acesse o site: https://martelloef.com.br/

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Confira Cinco Mitos sobre a Liderança

Confira Cinco Mitos sobre a Liderança

A liderança é uma qualidade desejada e necessária em qualquer organização, mas existem algumas ideias equivocadas …