Ética e Moral, por Camila Veloso

Ética e Moral, por Camila Veloso

Em resumo, o que é Ética?

Ética é aquele conjunto de regras, que diz o que é certo e o que é errado. Tipo manual de instruções da vida. No trabalho, a ética nos ajuda a não sair pisando na bola com os colegas. Basicamente, é o que mantém todo mundo na linha.

E o que é Moral?

Moral é aquele conjunto de valores e normas que a nossa família e sociedade nos ensinam desde pequenos. Sabe quando sua mãe dizia “não minta”? Isso é moral. Pode variar entre culturas, mas geralmente envolve coisas como honestidade, respeito e não roubar o brigadeiro da festa, antes de cantar o parabéns.

Diferença entre Ética e Moral

Aquela vozinha interna dizendo “faça isso, não faça aquilo”. É mais pessoal. É o manual de comportamento universal, tipo regras do futebol. Vale pra todo mundo no ambiente de trabalho, não importa de onde você vem.

Código de Ética e Conduta

É um “documento” que diz como devemos nos comportar no trabalho. Tipo aquelas regras de etiqueta, mas para o escritório. Ser honesto e justo: nada de trapaça. Guardar segredo das coisas importantes da empresa. Nada de fofoca! Fazer o que é certo e assumir a culpa quando errar, nada de “foi o estagiário”.

Árvore Ética no Ambiente de Trabalho

É um esquema que mostra como a ética funciona dentro da empresa. Tipo uma árvore genealógica, mas sem os parentes chatos. São os valores principais da empresa, tipo honestidade e respeito. É o código de ética e conduta, que mantém tudo em pé. Políticas e procedimentos específicos, tipo as regras do dia a dia. Ações e comportamento dos funcionários. O que mostramos pra todo mundo.

Segurança de Dados e Informação

Proteger os dados da empresa e dos clientes é como proteger seu celular de curiosos. Ninguém quer ver suas mensagens, certo? E nada de “123456” ou “senha”. Capricha na senha! Só quem precisa, deve ter acesso a informações sensíveis. Tipo em uma festa VIP, onde só entra, quem tem convite. Treinar os funcionários sobre como manter tudo seguro. E nada de anotar a senha no post-it.

Conflitos de Interesse

É quando seus interesses pessoais podem atrapalhar suas decisões no trabalho. Tipo ser juiz do seu próprio jogo de futebol. Trabalhar num projeto importante e ter ações de uma empresa concorrente. Transparência é a chave. Sempre declare possíveis conflitos e siga as regras da empresa.

Auditoria e Compliance

Revisar e avaliar se tudo está funcionando como deveria, tipo aquela checada que você dá no celular do seu amigo pra ver se não tem nada estranho. Seguir as leis, regulamentos e normas da empresa. Basicamente, não fazer nada ilegal ou fora das regras. Garantir que a empresa está na linha, sem riscos legais ou de reputação. Afinal, ninguém quer ser pego de calças curtas, né?

Conclusão

Não importa a sua função, a ética deve guiar suas ações no trabalho. Com ética, a gente constrói um ambiente mais justo, seguro e produtivo.

fonte: Camila Veloso é Cientista de Dados, Engenheira de Software, Mentora Técnica Voluntária na Escola da Nuvem e Engenheira de Inteligência Artificial.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Vivo recebe autorização do BC para ter fintech de crédito

Vivo recebe autorização do BC para ter fintech de crédito

*Conteúdo originalmente publicado no Finsiders Brasil, site parceiro do Startups A Vivo Pay , plataforma de soluções financeiras da operadora de telecomunicações, acaba de receber autorização do Banco Central (BC) para atuar como Sociedade de Crédito Direto (SCD), uma das modalidades de fintech de crédito reguladas pelo órgão. Com capital social de R$ 4,7 milhões