De acordo com Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia, o primeiro mito relacionado à liderança é relacionado ao gerenciamento. “Muitas pessoas acham que líder é quem organiza a casa. Isso pode acontecer, mas a liderança tem muito mais a ver com influência do que com organização”, explica.
O segundo mito, segundo Carla, é referente ao empreendedorismo. “Muitos pensam que todo empreendedor é líder, mas isso não é verdade. O empreendedor é alguém que sabe identificar oportunidades e fazer com que um negócio gere lucro, mas nem sempre ele será um líder, já que nada garante que o empreendedor consegue influenciar as pessoas ao seu redor, sejam funcionários ou clientes”, afirma.
Outro ponto importante, segundo Carla Martins, é que um bom líder contrata pessoas que sabem mais de um assunto do que ele próprio. “O poder da liderança não vem pelo conhecimento, ainda que digam que conhecimento é poder. Neste caso, um líder realmente bom sabe contratar para poder ter uma equipe multidisciplinar e chegar mais longe. Ele não precisa saber tudo, mas ter por perto pessoas que saibam”, diz.
O quarto mito relacionado à liderança é o do pioneirismo. “Por mais que muitos acreditem que quem está na frente acaba influenciando mais, isso é relativo, pois nem sempre um pioneiro consegue ser rápido e influente ao mesmo tempo”, explica.
Finalmente, a vice-presidente do SERAC aponta que o quinto mito é relacionado à posição. “Não é a posição que faz o líder, mas o líder que faz a posição. Há muitos casos em que herdeiros assumem posições altas na empresa, mas não conseguem inspirar confiança para liderar bem toda a equipe”, finaliza.
Confira os mitos sobre liderança citados por Carla:
- Nem todo líder sabe organizar a casa
- Nem todo empreendedor é líder
- Um bom líder não precisa saber tudo, mas contrata quem sabe
- Nem todo pioneiro é líder
- Não é a posição que faz o líder, mas exatamente o oposto
Sobre Carla Martins
Carla Martins é vice-presidente do SERAC. Atende grandes empresários e personalidades da mídia, direcionando o crescimento sustentável de diversos negócios. Possui qualificação e acredita muito no poder de gestão de negócios e no empreendedorismo feminino.
Como Vice-Presidente do SERAC busca direcionar novos empresários a alcançarem o próximo nível com soluções contábeis, jurídicas e de gestão, impactando positivamente vidas de clientes, parceiros, colaboradores, amigos e familiares. Carla é contabilista formada em Marketing pela ESPM e pós graduada em Big Data e Marketing.
Sobre o SERAC
O SERAC é um hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia. Com quase 300 colaboradores atendemos mais de 3.500 clientes recorrentes presentes em 20 estados brasileiros, independentemente do porte ou opção tributária.
Entre seus clientes estão grandes marcas como XP Investimentos, G4 Educação, Óticas Diniz, Mundial Calçados e, também, empresários e personalidades da mídia, como Flávio Augusto, Joel Jota, Caio Carneiro e Thiago Nigro, contando com equipe especializada no mercado digital.