A tarde de hoje, 01/08, foi marcada pelo descaso da Viação Alvorada, no ES. Os ônibus interestaduais estão sem trocadores desde a pandemia chinesa, a fim de conter custos. E para piorar, sobrecarregam os motoristas ainda mais, com constrangimentos causados pela falta de manutenção dos veículos.
O motorista visivelmente estressado de hoje, fez de tudo para não deixar o ônibus desligar em meio a Rodosol, bem no horário de pico. O profissional constatou que a correia do alternador tinha estourado, após todas as luzes do painel terem acendido. Abalado, ele estava o tempo todo preocupado em não bloquear o trânsito, já engarrafado. Após ligar diversas vezes para outro colega de trabalho que fazia a rota, conseguiu parar em frente ao Shopping Boulevard, onde havia espaço.
Por sorte dos passageiros, outro ônibus da viação passou e os levou para Guarapari, sem cobrar nada. Infelizmente, a situação da Alvorada parece análoga a da Lorenzutti, que também atende Guarapari, deixando muito a desejar. Isto é, dando defeito em meio as rotas e deixando passageiros na mão, constantemente.
Por fim, a Viação Alvorada não aceita Pix, e não aceita cartão de débito e crédito. Mesmo tendo máquina de cartão a bordo. Tal máquina hoje é usada pra ler QrCode gerado em smartphone de passageiro, quando deveria ser o contrário. Além disso, esse modus operandi da viação, hoje atrasa o embarque e a viagem, e ainda sobrecarrega o motorista, que é obrigado a dar troco constantemente. Portanto ainda possibilita assaltos, por carregar dinheiro o tempo todo.