Este foi o 1º ano em que tanto a Oracle quanto a sua subsidiária NetSuite resolveram fazer seus eventos anuais, o Oracle Cloudworld e o NetSuite Suiteworld em paralelo – e no mesmo lugar (Las Vegas). Entretanto, se o da Oracle ocupa a maior parte do centro de convenções do Venetian, o SuiteWorld colocou o seu palco principal em uma megaestrutura temporária no estacionamento do Caesars Forum. E estamos falando de uma megaestrutura climatizada em um estacionamento quando um calor de 40 graus está pegando lá fora.
“É com muita satisfação que estamos aqui em uma principais maravilhas do mundo: um estacionamento em Las Vegas. Mas a razão de estarmos nesta estrutura aqui é por que este é o maior SuiteWorld da história”, disparou Evan Goldberg, que além de fundador e CEO da NetSuite, gosta de fazer as suas piadinhas (apenas algumas têm graça) na hora de falar de sua empresa.
Com os dois eventos rolando em paralelo, a organização do evento estimou mais de 25 mil participantes, em quatro dias de programação.
Tá, mas e qual foi o anúncio principal do keynote de abertura do SuiteWorld, no palco de uma megaestrutura em um estacionamento em Las Vegas? Bem, chegou a vez da NetSuite embarcar oficialmente no bonde mais quente dos ultimos tempos – ou seja, ela abraçou a inteligência artificial.
No mesmo evento ano passado, Evan já tinha destacado que colocaria IA “em tudo”, e embora um ano depois não parece que ela está em toda a extensão das aplicações da companhia, é evidente que o tempo serviu para ampliar muito mais essa presença.
Segundo Evan, os recursos mais recentes baseados em IA na NetSuite ajudarão os clientes a detectar exceções financeiras, interagir com dados de novas maneiras e incorporar e personalizar a IA generativa nas extensões da NetSuite, incluindo também features puxados da marca-mãe, como o assistente virtual Ask Oracle.
“Focamos na inteligência artificial para potencializar as fundações dos sistemas, para que na ponta do usuário seja percebida simplicidade e produtividade”, disparou o CEO da NetSuite.
AI Ready e Data Centers
Entregar uma cacetada de features baseada em IA é uma coisa. Agora convencer uma base de mais de 40 mil PMEs que estão na sua base global de clientes a utilizá-la da forma correta é outra. Para isso, a NetSuite resolveu reforçar sua parte de playbooks com o chamado “AI Ready”.
“Criamos isso para ajudar os clientes a avaliar features de IA que mais fazem sentido para eles. Para negócios menores, ter este apoio no Advanced Customer Support (ACS) é fundamental para que eles aproveitem a IA”, pontua Evan. “IA é o multiplicador de força que empodera os negócios para alcançar seus objetivos”, completa.
Apesar de não revelar dados sobre faturamento ou número de clientes no Brasil ou América Latina, a NetSuite e seu CEO deixaram bem claro que estes mercados estão piscando forte no radar da companhia. O maior sinal disso foi no próprio keynote no palco principal, em que Evan anunciou a expansão da rede de data centers da companhia para novos mercados, sendo os dois principais Índia e Brasil.
“Nós temos tido muito sucesso com novos clientes na Índia e no Brasil”, disse Goldberg, antes de anunciar que a NetSuite começaria a operar suas soluções em nuvem diretamente de infraestruturas em Vinhedo e São Paulo, onde a Oracle possui seus datacenter.
É uma decisão que faz todo o sentido, já que em 2022 a empresa migrou suas operações para a Oracle Cloud Infrastructure (OCI), que roda nos DCs da Oracle no Brasil. Ah, e pelo jeito, agora com IA rodando em várias instâncias do sistema, não é nada mal ter uma nuvem com latência menor para atender os clientes por aqui.