Por meio do projeto “Eu Quero Passar Com Minha Cor”, as personalidades deram nome aos ambientes da escola
A Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Stellita Ramos, localizada em Cariacica, realizou, na última semana, o projeto “Eu Quero Passar Com Minha Cor”, com o objetivo de enaltecer as personalidades negras brasileiras de diversas áreas de conhecimento, como política, jornalismo, artes e medicina.
Para o desenvolvimento do projeto, foram selecionadas 15 personagens negras brasileiras presentes no livro “Enciclopédia Negra” e disponibilizado um formulário aberto aos professores para sugestões de outros 15 nomes. Por meio de cartazes, fotos e uma breve biografia, as personalidades foram apresentadas pelos alunos e submetidas a uma eleição para nomear os espaços escolares.
Por meio da oficina “Tons de Pele”, em parceria com os integrantes do Museu de Arte das Paneleiras do Espírito Santo, também foi realizada uma roda de samba, sessão de declamação de poemas de Machado de Assis e apresentação de músicas de cantores como Sandra de Sá e Tim Maia.
A professora de Arte Sayonara Abreu afirma que realizar atividades como essa com a comunidade escolar é uma forma de expressar para a sociedade que existe, sim, intelectualidade no povo negro. “Não podemos permitir que a história apague isso, cabe a todos nós fortalecer a contribuição do povo negro na sociedade”, enfatizou.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707