Escola Emílio Oscar Hüller vence evento de inovação com projeto voltado à irrigação

Escola Emílio Oscar Hüller vence evento de inovação com projeto voltado à irrigação

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Emílio Oscar Hülle, de Marechal Floriano, se destacou no InovaWeek 2024, evento realizado de 23 e 26 de setembro, na Universidade Vila Velha e voltado à inovação e empreendedorismo. Por meio do Projeto Sistema de Irrigação Facilitado (SIF): Horta Autoirrigável, a unidade de ensino venceu na modalidade InovaTeen. A participação da escola se deu na categoria de tecnologia, inovação e empreendedorismo, dentro do tema abrangente de ‘Desenvolvimento e Sustentabilidade’.

Durante a apresentação feita pelos alunos, o protótipo funcional do sistema de irrigação inteligente chamou a atenção dos jurados e visitantes. Desenvolvido pelos estudantes do Ensino Médio regular e técnico Guilherme Suave, Felipe Stein, Ryan Farias, Lothar Gomes, Thiago Rocha e Ana Paula Gaike, o projeto contou com a parceria da professora Ana Carolina Spadêto, foi coordenado pela professora Jéssica Spadêto, orientado pelo professor Christiam Dameto e contou com apoio do professor Elves Padilha.

“A irrigação eficiente é um grande desafio enfrentado pelos agricultores. O SIF automatiza esse processo, economizando água e aumentando a produtividade, tornando a vida dos produtores mais fácil. Equipado com sensores de umidade e controle automatizado, o sistema assegura um crescimento saudável das plantas de maneira sustentável e solucionando desafios na agricultura”, enfatizou a coordenadora pedagógica da escola, Eucinéia Regina Müller.

O estudante Guilherme Suave agradeceu a todos que participaram do projeto e enfatizou o desejo em tornar essa proposta em um produto. “Graças aos nossos professores, conseguimos transformar uma ideia mirabolante em uma proposta concreta e impactante. O dia de hoje ficará marcado para sempre em nossas mentes e estamos ansiosos pelo impacto que nosso projeto pode gerar no futuro da agricultura”, disse.

Projeto

Com características inovadoras, o sistema desenvolvido coleta dados dos sensores de umidade e ajusta a irrigação com precisão, garantindo que as plantas recebam a quantidade ideal de água. Com instalação simples, modular e de baixo custo, o projeto é acessível a todos os tipos de produtores, independentemente do porte. A pedagoga destaca que um dos diferenciais do projeto é a possibilidade de monitoramento em tempo real por meio de um aplicativo, permitindo que os agricultores gerenciem a irrigação remotamente. “Essa gestão eficiente e prática proporciona maior controle sobre a umidade do solo, otimizando a produção agrícola”, explicou Eucinéia Regina Müller.

Como modelo de negócio, o SIF se propõe a resolver o problema da irrigação ineficiente com um sistema de sensores e um aplicativo de gerenciamento, destinado a agricultores de todos os portes. A instalação ocorre diretamente no campo, com monitoramento em tempo real e gestão remota via App.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Rede Estadual de ensino terá mais 30 escolas de Tempo Integral em 2025

Rede Estadual de ensino terá mais 30 escolas de Tempo Integral em 2025

Mais 30 escolas da Rede Estadual de ensino passam a ofertar Tempo Integral em 2025, saltando de 184 para um total de 214 unidades de ensino. A expansão implicará na oferta de 5.800 novas vagas distribuídas entre o Ensino Fundamental e Médio. O anúncio foi feito nesta terça-feira (29), pelo governador Renato Casagrande e pelo