A Ipsos divulgou recentemente o estudo Contextual Brand Success 2024, que avalia como as marcas estão respondendo às expectativas e necessidades dos consumidores brasileiros.
A pesquisa envolveu 2 mil participantes e analisou 100 marcas, classificando as 20 melhores com base em três pilares: expectativa, contexto e empatia.
A Nestlé lidera como a marca mais bem avaliada pela capacidade de atender de forma consistente às necessidades dos clientes, enquanto mantém uma forte conexão emocional com o público.
O Google aparece logo em seguida, ocupando o segundo lugar pela capacidade de gerar empatia e ajudar no dia-a-dia das pessoas. Samsung completa o top 3. A marca sul-coreana teve destaque por sua habilidade de identificar e responder às necessidades específicas dos consumidores, especialmente no microcontexto do uso de seus produtos.
Empresas de tecnologia quase dominaram a lista: são 11 das 24 marcas. As outras techs que marcaram presença na lista além de Google e Samsung foram Amazon, WhatsApp, YouTube, iFood, Nubank, Shopee, MeLi, Microsoft e Apple.