Uma vida dedicada a ensinar e promover o interesse dos estudantes pela Matemática. Essa é a história que inspira, sobre o professor Maxwel Augusto Neves, que há 25 anos se dedica a profissão. Maxwel iniciou como professor na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Gisela Salloker Fayet, localizada no distrito de Paraju que pertence ao município de Domingos Martins, na região serrana do Espírito Santo, onde atua até hoje.
Em 2016, o professor Maxwel lecionava o componente curricular de Matemática, quando foi convidado para participar do Projeto Iniciação Científica de Matemática (PicMat), que faz parte do Programa Matemática na Rede. Esse projeto foi implementado no primeiro semestre daquele ano pela Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a Coordenação Regional da OBMEP/ES e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).
Como antes deste período, o professor já fazia iniciação científica de Matemática com os seus estudantes, ficou ainda mais animado ao ingressar no projeto e se dedicar como orientador da ação que valorizava o seu trabalho. “Durante as aulas regulares, eu incentivava meus alunos a se dedicarem mais a competições científicas, sobretudo, pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)”, disse.
Segundo o professor, o PicMat oferece tempo e materiais específicos para esse tipo de competição, em desenvolvimento cognitivo e na preparação para desafios futuros, seja na vida acadêmica ou no mercado de trabalho. “Participar de um projeto como esse, só traz suporte e benefícios, tanto para os estudantes quanto para professores. Para os estudantes, o aprofundamento de estudos em Matemática, abre portas que nem eles mesmos poderiam imaginar. E como professores, somos beneficiados com formações continuadas em Resolução de Problemas e bolsas pelo desenvolvimento das ações”, afirmou o docente.
Em 2020, Maxwel foi nomeado como diretor da EEEFM Gisela Salloker Fayet, onde continua a articulação entre estudantes e professores para que continuem participando do PicMat. “Todos os anos nossa escola oferece a Iniciação Científica de Matemática, nunca deixamos de ofertar. Alunos de escolas e comunidades vizinhas participam das aulas, por sermos um polo da região serrana de Domingos Martins”, explicou o diretor Maxwel.
Desde a 1ª edição da OBMEP, em 2005 até 2023, a Escola Gisela Salloker Fayet soma 127 premiações nacionais na OBMEP, sendo 38 medalhas e 89 menções honrosas. E nesse sentido, Maxwel destacou o seu sentimento: “temos muito orgulho de todos que se empenharam para essas conquistas. Isso resultou no destaque que hoje nossa escola tem, por tantas medalhas conquistadas, o que nos leva a um sentimento de dever cumprido.”
Premiação na Escola
Além das cerimônias anuais de premiação OBMEP, realizadas pela Sedu, por meio do Matemática na Rede, a Escola Gisela Salloker Fayet parabeniza seus estudantes medalhistas com certificados e brindes. “Essa nossa iniciativa motiva ainda mais alunos e professores a se interessarem pelo PicMat e pelas competições de conhecimento. Além disso, promovemos, todos os anos, uma Feira de Ciência e Tecnologia, outra forma de incentivar nossos estudantes a estarem sempre em evolução e comprometimento com os estudos, não só com a Matemática, mas também, em todas as demais disciplinas”, pontuou o diretor Maxwel.
Premiações nacionais na OBMEP da Escola Gisela Salloker Fayet | |
Premiação | Quantidade |
Menções Honrosas | 89 |
Bronze | 24 |
Prata | 14 |
Diante de todas essas conquistas da escola e mediante os critérios do regulamento da OBMEP, o professor Maxwel foi premiado em seis edições (2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019) como professor destaque da OBMEP no Espírito Santo. Esse destaque rendeu prêmios individuais e formações específicas na área da Matemática ofertados pela OBMEP.
Os resultados da escola
Além da OBMEP e da Matemática em outras competições de conhecimento, a Escola Gisela Salloker Fayet tem se destacado pelos bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é calculado com base no desempenho dos estudantes em avaliações do SAEB e na taxa de aprovação escolar. Em 2019, a escola obteve uma nota de 5,9, superando a meta projetada de 5,1 para o Ensino Médio.
Esses resultados refletem o forte foco da escola em uma gestão pedagógica eficiente, com apoio aos professores, participação ativa dos pais e envolvimento da comunidade escolar. A metodologia adotada incentiva a resolução de problemas locais e o desenvolvimento de projetos como a Feira de Ciências, e envolve alunos desde o 6º ano do Ensino Fundamental.
Além dos resultados no Ideb, a escola também valoriza o processo educacional como um todo, promovendo uma abordagem que vai além dos números, com foco no desenvolvimento integral dos estudantes.
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