Piramidismo em jabutis está relacionado a nutrição do animal

Piramidismo em jabutis está relacionado a nutrição do animal

O piramidismo é uma condição que altera a conformação do casco do jabuti, tornando-o com um aspecto semelhante a uma pirâmide. Esse distúrbio, relacionado a doenças metabólicas e nutricionais, pode comprometer a saúde do animal, afetando tanto sua estrutura óssea, quanto os tecidos moles. Para compreender melhor essa condição, conversamos com o médico-veterinário de animais silvestres, pós-graduado em clínica e cirurgia de pets não convencionais, Luiz Fernando Guaraná, que esclareceu as principais causas, como prevenir o piramidismo e os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar dos jabutis.

A causa do problema

Segundo o médico-veterinário, “piramidismo é a condição caracterizada por uma alteração na conformação do casco do jabuti, com crescimento anormal das escamas em formato de pirâmides”. A doença está diretamente relacionada a uma deficiência nutricional e a distúrbios metabólicos, que alteram o processo de crescimento da carapaça e dos ossos do animal. “Esses problemas são mais comuns durante a fase inicial de vida do jabuti, uma vez que a alimentação e os cuidados ambientais, como a exposição à radiação ultravioleta, não estejam adequados”, reforça o profissional.

Piramidismo em jabutis está relacionado a nutrição do animal
A doença pode ser diagnosticada visualmente, pois a carapaça do jabuti apresenta irregularidades (Foto: Reprodução)

De acordo com o Guaraná, a principal causa do piramidismo é nutricional: “são animais que têm uma exigência muito grande, principalmente quando a gente fala das espécies brasileiras. São onívoros, ou seja, se alimentam de matéria vegetal, frutas, legumes e também de proteína animal. Além disso, precisam de exposição à radiação ultravioleta e aquecimento”, orienta o médico-veterinário. Esses fatores são essenciais para o desenvolvimento saudável do animal, mas, quando não são atendidos de maneira adequada, a condição de piramidismo pode se manifestar.

O piramidismo é uma doença que se desenvolve lentamente ao longo dos anos, e seu agravamento está associado a condições inadequadas de manejo desde a fase inicial de vida do jabuti. “O casco, que é uma carapaça óssea recoberta por escamas dérmicas, serve para proteger a estrutura óssea do animal”, relembra o médico-veterinário. “O problema ocorre quando o crescimento do casco não acompanha o crescimento do corpo do jabuti, levando a uma deformação”.

Diagnóstico facilitado

“A doença pode ser diagnosticada visualmente, pois a carapaça do jabuti apresenta irregularidades, como degraus ou deformações nas placas córneas”, orienta Guaraná. “Esse tipo de anomalia, mesmo que discreta, é suficiente para caracterizar o piramidismo em diversos graus, desde os mais leves até os mais avançados”.

Contrariamente ao que muitos pensam, o piramidismo não está relacionado à idade avançada do animal. “Muitas pessoas associam o grau de piramidismo com a idade do animal, mas isso não é verdade. A conformação do casco não muda com a idade, a alteração está diretamente ligada ao piramidismo, que é uma doença nutricional metabólica”, afirma o médico-veterinário. “Infelizmente, o piramidismo não tem cura, mas com a devida intervenção, é possível estagnar seu avanço e melhorar a qualidade de vida do jabuti afetado. O tratamento se baseia na correção do manejo nutricional e ambiental, ajustando os cuidados com a dieta e a exposição à radiação ultravioleta”.

Em relação ao tratamento, o especialista esclarece que “não existe um tratamento específico para o piramidismo. O que podemos fazer é ajustar o manejo do animal para que, dali em diante, ele tenha uma melhor condição e qualidade de vida.” Dependendo da gravidade da deformação do casco, o piramidismo pode afetar a locomoção do jabuti, tornando-o mais vulnerável a doenças e dificultando seus movimentos. No entanto, isso não impede que o animal tenha uma vida relativamente normal, embora o conforto e a saúde do animal possam ser prejudicados.

Leia a matéria completa na edição de Fevereiro da Revista Cães e Gatos neste link.

FAQ

O que é o piramidismo em jabutis?

O piramidismo é uma condição que altera a conformação do casco do jabuti, tornando-o com um aspecto semelhante a uma pirâmide.

Qual a relação dessa condição com a saúde do animal?

Esse distúrbio, relacionado a doenças metabólicas e nutricionais, pode comprometer a saúde do animal, afetando tanto sua estrutura óssea, quanto os tecidos moles.

Como é realizado o tratamento?

Não existe um tratamento específico para o piramidismo. O que podemos fazer é ajustar o manejo do animal para que, dali em diante, ele tenha uma melhor condição e qualidade de vida.


Nem tudo o que tem casco duro é tartaruga
O casco da minha tartaruga está rosa… E agora?
A anorexia em répteis precisa de atenção especial dos tutores

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Estudo comprova que brincar 15 minutos com um cão

Estudo comprova que brincar 15 minutos com um cão

Quem já não sabia que separar um tempinho do dia para brincar com nossos cães fazia bem tanto para eles, quanto para nós, não é mesmo? Mas uma nova investigação traz provas mais palpáveis. No estudo, um grupo de estudantes universitários que passaram 15 minutos brincando com um cão relataram sentir-se menos estressados, apresentando uma