Forças Armadas compartilham experiências em emergências sanitárias e catástrofes naturais com países de língua portuguesa

Forças Armadas compartilham experiências em emergências sanitárias e catástrofes naturais com países de língua portuguesa


Publicado em

26/02/2025 15h34


Atualizado em
28/02/2025 14h25


Brasília (DF), 26/2/2025 –
Durante dois dias, as Forças Armadas brasileiras compartilharam experiências em emergências sanitárias e catástrofes naturais para países de língua portuguesa. O XX Encontro de Saúde Militar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CLPL) ocorreu na sede do , em Brasília (DF), nos dias 24 e 25, reunindo representantes da Angola,   Brasil, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

Hisaac Gomes-MD-39.jpg
.

O evento abordou a atuação das Forças Armadas em emergências sanitárias e situações de catástrofes, tanto naturais quanto provocadas. Foram discutidos temas como o preparo e a resposta dos hospitais militares frente a emergências em saúde pública, prevenção de zoonoses emergentes, como doenças tropicais negligenciadas e medicina operacional. A defesa nuclear, biológica, química e radiológica, além da saúde mental, também foram debatidos. Os palestrantes destacaram, ainda, o emprego de militares em eventos sanitários junto à sociedade, como no combate à epidemia de dengue e a atuação na Terra Indígena Yanomami.

A Secretária Adjunta da Secretaria-Geral do , Cinara Wagner Fredo, ressaltou a importância da troca de experiências e da renovação do conhecimento. “É de extrema utilidade identificar as formas de planejamento, de preparo e de emprego do apoio dos profissionais envolvidos nas ações sanitárias em resposta aos agravos e as demandas decorrentes de ações, involuntárias ou intencionais, que afetam o campo da Saúde Militar”, disse.

Hisaac Gomes-MD-37.jpg
.

Para a Diretora de Saúde e Assistência Social do , Contra-Almirante Médica Maria Cecília Barbosa da Silva Conceição, a troca de experiências propicia a evolução e o aprimoramento de sistemas, protocolos e capacitação. “As respostas efetivas e eficientes às ações sanitárias, involuntárias ou intencionais, tornam-se cada vez mais viáveis a partir dessa troca de conhecimento e experiências com as Forças Armadas dos países-membros da CLPL”, disse.

O evento contou ainda com a participação do Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do , Idervânio da Silva Costa, do representante do Fórum de Saúde Militar da CLPL, Nuno Caeiro, além de autoridades, militares e profissionais da área da saúde.

Visita ao HFA-  Na  quinta-feira (27), o Hospital das Forças Armadas (HFA) recebeu a visita de membros da Delegação do XI Fórum de Saúde Militar. A comitiva conheceu algumas áreas da Unidade, sendo elas a Clínica de Medicina Hiperbárica, a Medicina Nuclear e finalizou nas instalações da Diretoria Técnica de Ensino e Pesquisa.

Por Ascom, com informações da Sepesd.
Fotos: Hisaac Gomes 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

(61) 3312-4071

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Censipam realiza seminário sobre sensores meteorológicos com programação técnica voltada ao setor especializado

Censipam realiza seminário sobre sensores meteorológicos com programação técnica voltada ao setor especializado

Publicado em 05/08/2025 15h26 Atualizado em 05/08/2025 15h38   Brasília (DF), 5/8/2025 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), vinculado ao , realizará o IV Seminário de Gestão de Sensores Meteorológicos. O evento ocorrerá nos dias 19 a 22 de agosto, na sede do Censipam, em Brasília. A edição